Marketing nas redes sociais, como avaliar?

Se você acha que sua empresa está bem preparada para o uso adequado do marketing nas redes sociais, pode ser um sinal de que você precisa mais orientação. Óbvio que existe empresas que aproveitam bem os canais de redes sociais mas, o que nos leva a alertar é que de todas as ciências em constante mutação o marketing digital é disparado o que vive em constante ebulição.

É muito comum o Linkedin ser deixado de lado por conta da baixa qualidade de seu atendimento a negócios no Brasil, mas é um canal onde residem os leads mais qualificados.

O que propomos, ao invés de ficar ensinando caminhos, é que cada responsável pelas redes sociais execute seus check list para saber se ao menos está próximo de usar adequadamente. Responda-se honestamente a cada uma das questões abaixo:

Como avaliar a qualidade do marketing nas redes sociais

  1. Sua empresa mantém presença nas principais redes sociais onde está seu público alvo?
  2. Além da presença você mantém equipe especializada executando campanhas planejadas, incentivadas e variadas?
  3. Você acompanha as métricas de avaliação das campanhas executadas?
  4. Você executa testes A/B para saber o que melhor funciona com seu público?
  5. Você consegue medir o ROI de canal social?
  6. Você coleta feedbacks do seu público sobre a qualidade e regularidade de suas publicações
  7. Você procura conhecer as ações da concorrência?
  8. Você integra sua estratégia de marketing nas redes sociais com as ações de marketing de conteúdo?
  9. Você possui um canal ativo de comunicação via redes sociais, um SAC 2.0, por exemplo?

Respondidas estas primeiras questões, é possível afirmar que ao menos o acompanhamento estratégico está correto. Isto não significa porém que o uso do marketing nas redes sociais está explorado em todo seu potencial, porque muito dos resultados depende da qualidade criativa das peças, do talento ao executar bons filtros e construção sadia da base de likes.

É um bom momento para começar as reflexões mais aprofundadas. Sendo em constante gênese e mutação, muitas oportunidades podem ser perdidas por conta do acompanhamento apenas superficial.