Antes de qualquer rodeio podemos dizer que sim, vale a pena. O que o nosso texto visa esclarecer é o convencimento por meio de dados e tentar clarear os rumos para nortear a quem interessa a publicidade digital.
A peça abaixo é a Pesquisa DIGITAL ADSPEND e foi publicada pelo IAB Brasil esta semana.
Os números são empolgantes e mostra que o crescimento em 2017 em relação a 2016 foi 25,3% nesta modalidade de publicidade .
Os classificados e o marketing de busca (adwords principalmente) consomem 44% da bolada publicitária.
A leitura desses números chama atenção pelo volume de dinheiro envolvido. Há menos de uma década o investimento em mídias digitais era apenas complementar e acessório, hoje em dia é mandatório e as agências tiveram que se readequar.
Que tipos de negócio e quais ferramentas usar para a publicidade digital?
Aqui é que começa a enrolar a questão. Nem todo tipo de negócio se torna viável via Adwords do Google como publicidade digital por exemplo. Ao mesmo tempo, o facebook também não se configura boa ferramenta dependendo do tipo de negócio.
Como conversamos prioritariamente com small business nossa recomendação é:
Se for um pequeno negócio local, o Facebook só mostra um bom ativador de vendas. Se for uma grande marca, esteja consciente que o Facebook serve mais para aderência do que para conversão.
Para usar o Adwords, tenha em mente que é mais útil para negócios de nichos específicos, aqueles que normalmente as pessoas precisam buscar no Google para encontrar fornecedores e a busca é mais complexa.
Não adianta anunciar “Dentista”, a palavra vai custar uma fortuna e se não for muito bem geo referenciado não vai gerar negócios.
Faça o mesmo exercício mental para “Fábrica uniformes para feiras e eventos”, a oferta não é tão comum, é um mercado de nicho, as ocorrências vão gerar conversão em negócios.
O Instagram é outra ferramenta onde anunciar vale a pena, mas é preciso ter o discernimento de qual público atingir.
A conclusão a que se chega é que mesmo com as grandes ferramentas encarecendo e dificultando o alcance publicitário, a publicidade digital está cada vez mais sendo bem aceita.
O melhor a ser feito é estudar cada modalidade à fundo e começar compreender os filtros e mecanismos de alcance das publicações.