Limite de compartilhamento de mensagens pelo Whatsapp pode conter o avanço das fake news e influenciar diretamente os caminhos do marketing político digital nas eleições de 2020.
Estrela maior das eleições presidenciais de 2018, as fake news e mensagens em massa via Whatsapp podem estar com os dias contados.
Os envios em massa de mensagens durante a campanha eleitoral de 2018 foram motivo de polêmicas e possivelmente influenciou diretamente muitas vitórias.
O WhatsApp iniciou a implantação de limites nos compartilhamentos de mensagens na plataforma.
A limitação faz com que o usuário possa compartilhar uma mesma mensagem para até 5 conversas de uma vez, isso inclui grupos. A limitação era de 20 conversas de uma só vez, o que facilitava o alcance de qualquer tipo de conteúdo.
Para entender a restrição, basta uma conta simples. Cada grupo pode conter 256 pessoas, multiplicado por 20 e com uma taxa de abertura acima dos 90%, uma única pessoas compartilhando conseguiria até atingir cerca de 5000 contatos. Com a restrição, pode chegar a cerca de 1200.
O intuito é iniciar a reforma que consiga frear a disseminação de boatos.
O que muda na prática para o marketing político digital?
A medida atinge diretamente o marketing político digital, ao menos para candidaturas que lançaram mão do artifício de disparos de mensagens em massa na plataforma.
Embora ainda não seja uma restrição intransponível, posto que normalmente esses disparos são efetuados por robôs que driblam o sistema, a medida mostra que o Whatsapp está disposto a cooperar com o uso legal da plataforma ao invés de ser uma ferramenta sem normas e sem rastreio. Isso é um avanço e tanto.
Se implantarem o rastreio de robôs e identificação das fontes iniciais, podemos ter um real potencial do uso racional da ferramenta para fins eleitorais.
Fontes: Norte tecnologia e Olhar Digital