8 dicas para Youtubers iniciantes
23 jan 2019
Compartilhar

8 dicas para Youtubers iniciantes

1345 Views

Os youtubers iniciantes são sempre mais aventureiros do que profissionais em busca de uma carreira sólida na área. Tempo, aprendizado, investimento e garra o tornam um sucesso. No entanto, muitos quebram a cara. Que tal começar aprendendo e planejando?

Não restam dúvidas do poder de persuasão que os vídeos têm sobre as pessoas. Segundo pesquisas recentes, os vídeos crescem de forma exponencial a cada ano e vem com conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Estima-se que 86% do volume de dados na internet seja por conta de vídeos.

Se você quer saber como construir e firmar um canal no Youtube, está lendo o artigo certo. Veja as dicas de como ser youtuber e conquistar milhares de pessoas.

Atenção com o título do seu canal

Essa é uma das dicas mais importantes sobre como ser youtuber. O título do seu canal merece atenção especial quanto ao nome. Ele precisa ter um nome simples, de fácil memorização, curto e que represente o tipo de conteúdo que seu canal vai publicar.

Outro ponto que você deve se atentar é como uso excessivo e inadequado de palavras com letras maiúsculas, símbolos ou pontuações. Tudo isso pode dificultar as buscas pelo seu canal no Google. Preste muita atenção nisso!

Conquiste um equipamento compatível

Sem essa de fazer seus vídeos de forma amadora e nada de usar seu celular para gravar seu conteúdo. Além de não ser nada profissional, a qualidade da imagem não fica nítida e seu público vai perceber, de cara, que seu canal não tem nenhuma credibilidade.

Os estorvo maior de fazer tudo na base de filmes de celular é que as edições se complicam. Nem sempre os formatos são compatíveis e os celulares quase sempre tem problemas de espaço interno. Um câmera semi-profissional te dá mais qualidade e controle sobre as produções.

Você não precisa ter uma câmera de vídeo caríssima para gravar seus vídeos, mas tenha um equipamento compatível com o seu objetivo. Existem vários modelos de câmeras no mercado a preços competitivos e que podem atender seu propósito. Está vendo como ser youtuber não é algo tão simples?

Luz, legendas, áudio limpo e claro, edição criativa. Tudo demanda atenção.

Edição dos vídeos, legendas, músicas, etc

Se você quer saber como ser youtuber, preste muita atenção nessa dica. Mesmo que você seja um iniciante no mundo dos vídeos, deve ter um planejamento de pré-produção, produção e pós-produção de todo o material.

A primeira etapa se refere à montagem de todo o roteiro, posicionamento perante a câmera, ajustes do cenário e divulgação. A segunda fase é a gravação do vídeo em si. A fase da pós-produção é aquela da avaliação geral de como ficou o vídeo.

Você pode (e deve) colocar legendas para o público entender alguma palavra ou frase que foi dita, algum tipo de efeito ou até um conteúdo extra como uma música para agregar mais valor ao material postado. Só não vale deixar de fazer essa parte, certo?

Não se esqueça dos softwares de edição

Mais uma dica sobre como ser youtuber. Como foi dito anteriormente, depois de gravar seu vídeo, você precisa editá-lo para tirar aquelas partes que não vão ser mostradas para o público. Para isso, um bom software de edição de vídeos não pode faltar nesse momento.

Existem uma infinidade de bons softwares de edição de vídeos com diversos recursos para facilitar as coisas para você. Vale a pena investir em um software de qualidade, pois seus vídeos precisam cativar as pessoas e é extremamente desagradável assistir um vídeo sem edição, feito de forma amadora.

Se você considera o Adobe Premiere, o After Effects, ferramentas caras e difíceis de aprender, saiba que há soluções mais econômicas e eficazes como o Filmora da Wondershare, por exemplo.

Provoque sua audiência

Seja criativo sempre e provoque seu público de todas as formas. Peça sugestões para os próximos vídeos, faça promoções e organize enquetes sobre algum assunto relacionado ao seu nicho.

Quando seu público estiver consolidado, você pode ir além e marcar festas, reuniões e encontros com ele. O principal objetivo é ser ativo e atencioso com seus fãs, pois sem eles seus vídeos, por melhor que sejam, não fazem sentido estarem no ar.

Crie jingles, bordão ou cumprimentos

Outra dica bacana sobre como ser youtuber. Geralmente, diversas pessoas que não acompanham o seu canal, mas que assistem eventualmente alguns vídeos, podem se lembrar das suas postagens somente pela forma como você fala.

Isso pode ser uma característica marcante do seu canal. Seja criativo criando alguma fala ao cumprimentar as pessoas ou para finalizar o vídeo. Isso faz os internautas se lembrarem de você quando escutarem algum bordão parecido.

Você pode ir além e ter no cenário algo único ou até chamar seus fãs por algum apelido carinhoso. Tudo isso é um enorme diferencial na sua carreira como youtuber.

Tenha a preocupação de passar informações relevantes

Mesmo que você tenha um canal voltado para o lado mais descontraído e leve, é essencial que você tenha a atenção em passar um conteúdo relevante para seu público.

É claro que o objetivo é a diversão, mas é necessário que as pessoas te conheçam melhor e que suas mensagem agreguem algum tipo de valor na vida delas.

Um compartilhamento de informações sobre qualquer tipo de assunto é fundamental para os seguidores do seu canal. É pertinente mostrar para seu público que você é uma pessoa informada e atualizada.

Repercussão

Esse é outro ponto interessante em como ser youtuber. Você deve dar um certo impulsionamento ao seu trabalho compartilhando com outras plataformas e nas redes sociais. Sem algum investimento, você vai cair no mar de Youtubers que quebram a cara achando que o sucesso ocorre por simples mágica digital.

Contar com a colaboração de sites de jornais e revistas é uma excelente forma de massificar seu conteúdo e você como youtuber, é o que chamamos de cross-media e tem forte resultado sobre os canais. O mais importante é que você esteja sempre divulgando os trabalhos do seu canal no Youtube, pois essa é uma grande forma de atrair pessoas que nunca ouviram falar dele.

One Comment 8 dicas para Youtubers iniciantes

Leave Your Comment