Durante nossos atendimentos a pré-candidatos a deputado temos sempre que responder a pergunta sobre como usar o Whatsapp na política em campanhas de marketing político digital.
É um assunto bem delicado, as pessoas consideram o Whatsapp o seu templo sagrado, só participam do que querem. Mas temos que responder a pergunta: Usar ou não?
Novamente temos que responder com o famoso: depende!
O senso comum vai querer montar grupos e acham que isso vai funcionar. Não vai.
O outro entendedor do assunto vai dizer que se deve montar listas de distribuição. Resultados bem modestos, quase nulos.
Há ainda as empresas que vão tentar te vender listas segmentadas. De maneira alguma isto poderá funcionar. Não no Whatsapp. Provavelmente irá contra as regras do TSE e colocará a candidatura em risco
Não pode nada? Enfim como usar o Whatsapp na Política?
O único jeito é tendo trabalho. Não há milagre algum com envios em massa. Não há milagre algum em enviar qualquer conteúdo.
A recomendação número 1 é usar com a equipe de campanha pra juntar conteúdo, transitar informações, construir histórias que devem ser transformadas em bons conteúdos e só assim ganhar o rumo ao eleitor.
Você tem uma lista de contatos com 5.000 nomes que conhece pessoalmente e gostam de você?
– Ótimo! Aí sim você deve planejar um conteúdo interessante para que estas pessoas sejam convidadas e convencidas a trabalhar por você.
Qual conteúdo pode e não pode ser usado?
Nada de bom dia, boa noite, feliz dia do corretor de imóveis. Apenas e somente conteúdo pensado, bem fundamentado e curto sobre Opiniões à respeito de assuntos atuais, quer saber sua trajetória, o que você tem a oferecer e saber das suas propostas.
Nada de Vote em Mim, meu número e o tal! Não gaste seu dinheiro com isso. As pessoas não querem isso e essa jogada é um gol contra. A única excessão é que isso pode ser feito no momento da conversão, depois que as pessoas sabem sobre você e acreditam que pode ser um bom caminho.
Esta regra vale para Facebook e o que for que você for fazer com o Whatsapp.
Vídeos: curtos, leves, legendado. Pode fazer vídeos maiores? Sim, desde que sejam muito bons. Saiba usar o conteúdo bom. Se você não é um grande palestrante, consulte outras pessoas sobre o conteúdo.
Em resumo, tudo passa por um bom tratamento do conteúdo que se deseja divulgar. Os canais são as ferramentas que você usa para fazer as pessoas consumirem seu BOM conteúdo, acreditar e votar em você
Assista o vídeo do professor Marcelo Vitorino, do presencaonline.com que é bastante esclarecedor e lúcido. Tudo o que é preciso ter consciência ao usar o Whatsapp na Política está dito.