15 erros a evitar no marketing em redes sociais

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Por efeitos meramente técnicos, estas dicas se aplicam mais ao Facebook, mas regra número seria: – Não foque em apenas uma rede social.

1. Presença não é campanha

Postar, pelo mero ato de estar postando, nada tem a ver com campanha, significa apenas que você está marcando presença na rede.

2. Não planejar

Qual é o seu objetivo? Qual seu público? Suas postagens estão alinhadas com seu produto? As peças estão adequadas? Os textos são convidativos? Estas são apenas algumas das questões que devem ser levantadas.
Seu objetivo não é apenas engajamento – curtidas, compartilhamentos – os grandes targets são a conversão, a aderência da marca e ampliação.

3. Não incentivar

Mesmo que sua fan page tenha 50.000 likes, apenas postar é “bradar no deserto”. Assim como o Google, o Facebook é uma empresa de publicidade, se não investir, eles vão te mostrar pra quase ninguém.

4. Não seja mais um na multidão

Marketing  nas redes sociais é um exercício criativo. É preciso variar as postagens, ganhar a confiança do seu visitante. Apenas republicar peças comuns que circulam por aí, vai ter efeito reverso para tua marca, ao invés de te dar visibilidade, vai te fazer virar um ponto cego: as pessoas vêem o que você publica como vêem qualquer postagem de perfil.

5. Não estabelecer um Cronograma

Não importa se a frequência é diária ou semanal, mas estabeleça um ritmo de postagens coerente com teu negócio.

6. Não insista em apenas vender

Compre, compre, compre…não é por aí. Estabeleça uma variedade de posts que convença o visitante de que você entende do assunto. Não tenha pressa em apenas vender, a venda é a consequência de um conjunto de ações bem feitas.

7. Não seja exagerado

Spam é spam, seja no email ou na rede social. Uma avalanche de postagens apenas vai espantar seu público. Seja coerente, interessante e principalmente, útil.

8. Não seja apenas um robô

Você posta uma imagem interessante, com um texto interessante, um bom link e hash tags inteligentes, mas não responde a quem interage? Erro. Um bom marketing não só responde, como trata de acompanhar os visitantes que mais interagem de maneira personalizada, sem respostas recortadas e coladas de um post para outro.

9. Equipe ruim

É comum empresas iniciantes no marketing digital contratarem uma equipe inadequada. Isto é quase o conjunto de todos os erros. Consertar desastres de marketing digital é mais caro do que erros de marketing convencional.
A resposta mal dada, a estratégia mal feita, circulam por meses pela rede. Se não tem confiança na equipe, terceirize, opte por uma empresa que já faça isso há mais tempo.
Ao ser criticado, reaja com polidez.

10. Conheça seu concorrente.

Conheça, não copie. Conhecer e admirar é uma coisa, copiar é outra.

11. Marketing digital é uma coisa, marketing barato é outra

É comum dizerem que o marketing digital é mais barato e mais mensurável que o marketing convencional. Não é, são equivalentes. A curva de aprendizado do marketing em redes sociais é mais íngreme e vai além do marketing digital e do marketing convencional. Envolve conceitos de comportamento peculiares às redes e demanda boa tecnologia e muitas ferramentas. Saiba equiparar os gastos e valorizar o investimento com cada estratégia.

12. Hash tags, use com moderação

Linhas e linhas de hash tags que não significam nada não vão funcionar como palavras-chave. Pelo contrário, criam mais um ponto cego na postagem, são poucas pessoas que se atentam ou clicam em hash tags, numa avalanche de hash tags então, nem se fale, capaz de criar rejeição ao conteúdo.

13. Uma imagem vale mais que mil palavras

O velho conceito segue valendo. Uso de imagens inadequadas prejudicam suas postagens. Feeling, conhecimento, senso estético, estratégia, são molas mestras na escolha das imagens no marketing em redes sociais.

14. Não converter

Se você não localiza os seus principais fãs, não sabe quem são potenciais clientes na sua base de curtidores, não cria calls-to-action, não sabe construir um funil de vendas, então você não está fazendo marketing de resultado, está sendo institucional.

15. Não avaliar

Análises detidas, avaliações constantes, meça resultados, o marketing em redes sociais merece atenção.