7 Dicas para não errar no logotipo e identidade visual

Muitos empresários não sabem ou ainda não entenderam o quanto seu logotipo e identidade visual caminham juntos. Por isso, a Agência Trampo elaborou estas dicas rápidas para ajudar na decisão e no melhor caminho para posicionar-se com classe no mundo das marcas de sucesso.

1. Senso estético

Erro comum na encomenda de logotipo e identidade visual é designar uma pessoa mal preparada para gerenciar a encomenda da demanda. Um excelente gestor, nem sempre é uma pessoa com preparo suficiente para saber, do ponto de vista estético, o que é melhor para a uma marca.

2. Tendências

Não adianta fugir das tendências. De tempos em tempos, os caminhos do design se modificam é preciso saber a hora de renovar. Até gigantes como o Google sabem que é preciso renovar e muitas vezes, até mesmo romper com a identidade anterior.

3. Evolução

Temos um case clássico! Um cliente nos pediu a evolução de seu logotipo, mas adiantou que ele tinha muito apego ao anterior. Mantivemos formas, cores, e retiramos apenas as sombras desnecessárias, relevos e alteramos a fonte para uma mais moderna, sem serifa. O cliente adorou, imprimiu cartões, voltou a trabalhar a marca, mas um mês depois pediu pra retornar a maior parte dos elementos anteriores, conservando apenas a mudança de fonte, a orientação vertical e a nova identidade visual. Conclusão, evoluir é preciso, mas defina os limites e faça testes.

4. Identidade

Em uma reportagem de 2014 a revista PEGN  ao falar de identidade visual foi muito feliz ao cunhar a seguinte frase:
“Se retirar o logo de um BMW, ainda você vai saber que é um BMW.”
Eles se referiam à saber fortalecer a sua identidade visual e provar que logotipo e identidade visual são a mesma estratégia.

5. Simplicidade

Cuidado com os amadores, na ânsia por mostrar serviço, muitos designers exageram na dose de elementos no logotipo e identidade visual. Saiba que o simples e original tem muito mais chances de sobreviver ao longo do tempo, mesmo com redesenhos. Veja o M do Mac Donalds, o W da Volks, as 4 argolas da Audi. Fazer o simples não significa fazer o fácil.

6. Manual de uso da marca

Obedeça à sua identidade visual, para isso serve o manual de marca. Ele orienta o uso do logotipo e das cores sobre fundo claro, escuro, o que usar e o que não usar. Estabelece critérios no uso das fontes e harmoniza toda a comunicação visual da empresa, trazendo profissionalismo e elegância.
Isso tudo gera empatia por parte dos clientes e bem estar entre os funcionários, causando orgulho em servir a uma marca e não em simplesmente obedecer chefes.
Chefes você contrata, uma marca você estabelece.
Transforme seu negócio em uma corporação, ainda que seja apenas uma pequena empresa.

7. Processo criativo

Faça parte do processo criativo do seu logotipo e identidade visual. Forneça palavras-chaves, cores que alinham-se com seus produtos, sócios, história, missão, filosofia de vida. Todos os elementos fazem parte de um processo criativo, uma marca não é chutada, ela é pensada e decidida.

Pular para o conteúdo