Site profissional e site amador, quais as diferenças básicas?
27 Jan 2017
Compartilhar

Site profissional e site amador, quais as diferenças básicas?

Quais as diferenças básicas entre um Site amador e um site profissional?

Uma dúvida que aflige muitas empresas é saber escolher um site profissional adequado para o seu negócio.

Os decisores menos experimentados costumam escolher uma empresa ou desenvolvedor de sites baseados unicamente na proposta, no preço, etc.

O que mais impacta no custo de um site é justamente o site ser amador ou profissional, mas quais são essas diferença?

A – Um site amador normalmente é estático, feito em ferramentas que não exigem muito conhecimento técnico. Ser estático significa que para alterar ou publicar conteúdo é preciso ter o login da ferramenta onde foi construído (wix, por exemplo) ou dominar o uso de programas de FTP e edição de HTML.
P- O site profissional normalmente é montado sobre um ferramenta que não demanda tanto conhecimento técnico para operar, como é o caso do WordPress

Otimizações constantes

A – Para fazer a otimização para o Google em um site estático é necessário ter conhecimento técnico para preencher títulos e tags diretamente no código. Como é demorado e o cliente não vê, muitos desenvolvedores deixam a tarefa de lado.
P – O site profissional feito em WordPress possui a capacidade de receber plugins que facilitam a tarefa de capacitar o site para motores de busca. Plugins como Yoast e WP Meta Content permitem que o site fique amplamente legível pelo Google, além de garantir recursos que se possa publicar conteúdo constantemente. Isto eleva a relevância do site, o que o torna um site profissional.

A – Um site amador é como um panfleto. Ele existe, pode ser encontrado no Google com as informações básicas da empresa e formas de contato.
P – Um site profissional possui recursos para reter o contato do usuário. Facilita a busca por informações sobre os produtos e serviços. Mantém formas alternativas de contato como o chat, por exemplo. É uma extensão do atendimento da empresa.

A- Se seu site não é responsivo, que é aquele que se adapta automaticamente a qualquer tamanho de tela, automaticamente podemos classificá-lo como amador. O próprio Google penaliza estes sites em caso da busca orgânica e também nos links patrocinados.
P – Um site profissional é sempre responsivo.

Conclusão

São inúmeros os itens que diferenciam um site profissional de um site amador, estes são apenas alguns.
Um grande mito é dizer que um site profissional não se baseia em templates enquanto o site amador é um template editado. Mito. Um bom site sempre parte de um template com bons recursos e demandam um enorme esforço de customização.

Na hora de decidir sobre uma proposta de site, procure verificar o que cada empresa oferece e não somente o preço. Segurança, SEO, Backup, recursos de conversão e retenção de leads ao longo do tempo vai fazer toda a diferença entre um site lucrativo e o amador.

Leave Your Comment