O design gráfico é uma das áreas mais dinâmicas, principalmente quando o assunto trata das opções de modernizar o logotipo e suas principais tendências de mercado.
Esse símbolo será a identidade da sua empresa enquanto ela existir. Por isso, a escolha de logotipos modernos e originais é fundamental para que seu negócio já tenha uma vantagem perante os concorrentes. Leia esse artigo até o final e conheça as principais tendências de logotipos.
Símbolos claros e universais
A modernidade chegou para ficar e deu uma motivação especial aos designers. Eles deixaram de lado os símbolos complexos e abstratos e focaram nos elementos visuais que traduzem claramente o nome ou o ramo de atuação da marca.
Essa é uma das características mais importantes dos logotipos modernos, pois até os pequenos negócios podem atuar em mercados internacionais.
Na verdade, um logotipo considerado moderno deve ter o reconhecimento e compreensão em qualquer parte do mundo.
Logotipos modernos: Padrões originais
Essa é outra tendência para logotipos modernos. Nessa área é bastante comum o desenvolvimento de certos padrões que são adicionados ao espaço do logotipo como se fosse um simples de pano de fundo.
Segundo especialistas mais experientes, tais padrões tornam o símbolo autêntico e memorável. Os usuários acabam, inevitavelmente, olhando tanto para a estrutura como um todo quanto para os elementos que a compõem.
Simplificação da forma
Essa é a tendência mais básica na criação de logotipos modernos. A simplificação é a regra de ouro nessa complexa área do design. Ela oferece uma gama de opções para sua aplicação praticamente em todas as partes da internet.
Na verdade, o logotipo que definirá sua marca deverá ser claro e de fácil compreensão para qualquer pessoa, independentemente do dispositivo que ele estiver sendo mostrado.
Por isso, quanto mais simples for o logotipo da sua empresa, mais interessante ele será aos olhos dos consumidores.
A parte estética é importante, não pode-se negar, mas desde que não seja excessivamente detalhada com várias cores, linhas e tipos de letras, o que torna a logo “pesada” demais aos olhos das pessoas.
Testes com palavras e letras
Como grande parte dos logotipos modernos consistem em palavras ou letras, uma das principais tendências mais populares é fazer um experimento com o uso delas.
Alguns desenhos simples e complexos de algumas letras e palavras dispostas em cores e formas diferentes, acabam se tornando interessantes.
Aquelas letras “cortadas” em que os designers mudam a forma original com o objetivo de criar algo mais informal e atraente.
Lettering, a letras ao modernizar o logotipo
Esta tendência para modernizar o logotipos já foi bem mais popular alguns anos atrás, mais ainda sobrevive no mercado.
Os logotipos “com letras à mão” têm muita originalidade e encanto, o que os tornam interessantes em alguns aspectos para alguns clientes.
Mas esse tipo de símbolo é bastante complexo de se dominar, pois é necessário criar um logo que seja elegante, pouco comum e compreensível.
O nome da empresa precisa aparecer de forma clara tanto em um espaço pequeno quanto em um amplo, o que vai exigir bastante tempo e dedicação do designer.
Estilo vintage é um jeito de modernizar o logotipo
Esse tipo de tendência vintage teve uma forte demanda nos últimos anos para os logotipos modernos.
O interessante desse estilo é que ele dá para sua marca todo o glamour do passado, além de passar a impressão de uma empresa antiga com uma longa trajetória.
Isso pode ser extremamente vantajoso para você, pois os clientes confiam muito mais em empresas com experiência e que estejam há mais tempo no mercado. Mas vale lembrar que o estilo vintage não é recomendado para todas as empresas.
Se seu ramo de atuação estiver relacionado à tecnologia e inovação, é mais sensato escolher um outro estilo para definir a logomarca do seu negócio.
Figuras geométricas
A combinação de texto conciso e claro com uma figura geométrica simples pode ser considerada um sucesso na criação de logotipos modernos.
As possibilidades existentes facilitam a criação de qualquer formato de logo, desde os mais simples até o mais complexos com muitos elementos.
Com a ajuda da geometria, pode-se obter uma imagem abstrata e reconhecível da sua empresa, servindo de estímulo visual para atrair ativamente a atenção do público, sedento por coisas novas.
Mistura de cores
A redução e simplificação de cores, que costuma chamar a atenção dos consumidores. Criar um logo que seja notório e moderno com o uso de, no máximo, 3 cores é a bola da vez nessa tendência.
Esse recurso pode ser complementado por outra tendência da área do design, que é a imposição de várias cores umas sobre as outras no símbolo da marca, conhecido como sobreposição de cores.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre logotipos modernos, qual estilo que mais lhe agradou? Conte para a gente.
Ainda não acabou, veja estes exemplos de logotipos.
Sabe o que fizemos com o logotipo da Trampo? Ainda vivo e lívido há 7 anos este ano o fundo preto(ou branco) ganhou um fundo amarelo clarinho. Às vezes um simples toque já aguça a percepção.