8 tendências de marketing de vídeo para 2021
02 mar 2021
Compartilhar

8 tendências de marketing de vídeo para 2021

6 Views

Agora, mais do que nunca, seja você uma grande ou pequena empresa, usar e integrar vídeo em sua estratégia de marketing é essencial. Como prova, 80% dos usuários da Internet assistem a um vídeo em sua jornada de compras online. Neste artigo, exploraremos juntos as principais tendências em marketing de vídeo para 2021:

Selecionamos para você 8 tendências de marketing de vídeo para 2021:

  1. O vídeo demonstração ou tutoriais

Esses vídeos são cada vez mais populares entre os consumidores. Na verdade, de acordo com o Google, 86% dos usuários assistem a um vídeo para aprender alguma coisa ou obter informações antes de ir a uma loja. Portanto, desempenha um papel crucial no ato da compra. 

O Google integra esses tutoriais diretamente nos resultados de seu mecanismo de busca, geralmente nas primeiras posições. Associados a uma estratégia de palavras-chave relevantes, esses vídeos permitem que as marcas se posicionem nas consultas favoritas de seus clientes. Após a compra, esses vídeos também permitem que uma marca estenda a experiência do cliente e construa a fidelidade.

2. Histórias (Story Telling)

No Instagram, mais de 500 milhões de histórias são compartilhadas por dia e um terço delas são criadas por marcas. Eles têm a vantagem de serem efêmeros e de suscitar muitas reações, graças às diferentes possibilidades de interação que oferecem. É por isso que outras redes sociais decidem lançar a função de história. Como LinkedIn e Twitter, que atualmente estão em fase de testes.

3. Vídeos interativos

Vídeos interativos tornam a experiência do cliente única e permitem que eles se envolvam mais e, assim, tenham um impacto mais forte. Esses vídeos são interativos no sentido de que o curso do vídeo pode ser alterado pelo usuário. 

Essa tendência se desenvolveu principalmente nas redes sociais com pesquisas, questionários ou discussões, por exemplo. Para outro exemplo de interatividade nas redes sociais, considere o TikTok. 

Ao criar desafios, alguns usuários se tornam muito famosos e seus vídeos cada vez mais virais à medida que a rede social cresce. No Brasil  , há centenas de milhões  de visualizações por mês no TikTok . Uma grande oportunidade para as marcas serem notadas!

4. 360 ° ou vídeos de realidade virtual

Muitos vídeos proporcionam uma experiência envolvente para os consumidores. Como as ferramentas de realidade virtual estão mais acessíveis, algumas marcas  estão usando elas para contar histórias e mergulhar seus clientes em seu mundo. 

Isso é o que faz você se ver com orelhas de cachorro no Snapchat em particular. Mas seu uso não precisa ser divertido, também permite que você experimente maquiagem ou roupas antes de ir ao caixa. Ou ainda para visualizar o seu futuro imobiliário graças ao InodView, software destinado aos profissionais que permite visitar um bem e modificá-lo ad infinitum de acordo com a procura dos clientes. 

5. Vídeos ao vivo ( LIVE) 

São vídeos transmitidos ao vivo em certas redes sociais como Facebook ou Instagram, mas também em novas plataformas que foram desenvolvidas especialmente para live, como Twitch.

 De acordo com o estudo da Keyrus, em 2021, 13% do tráfego da Internet deve consistir em vídeos ao vivo. 82% dos usuários preferem assistir a vídeos de marca quando estão ao vivo e conseguem 25% mais engajamento.

 Na verdade, as lives   permitem que você tenha uma interação direta e, portanto, mais autêntica com seu público. No Facebook Live, por exemplo, eles são assistidos três vezes mais tempo e geram 12 vezes mais engajamento do que os vídeos regulares na mesma rede.

6. Vídeos Hot Spot

A popularidade dessa forma de conteúdo de vídeo interativo está crescendo. Os hot spot  incluem uma área onde os usuários podem clicar ou tocar para interagir com o vídeo em mais detalhes.

Isso pode incluir qualquer coisa, desde zoom e rolagem até links ocultos em um vídeo.

Os hot spots  funcionam porque são elementos que permitem que as pessoas interajam com o conteúdo por mais tempo. Esse estilo de vídeo é especialmente popular no e-commerce e nas mídias sociais.

7. Anúncios em vídeo super curtos

Isso garante que todo o conteúdo seja visível.  É por esse motivo que os anúncios em vídeo ultracurtos (ou micro) estão ganhando popularidade.

O desafio é criar algo legal o suficiente. Pequenos anúncios em vídeo podem ativar a curiosidade dos usuários o suficiente para fazê-los querer mais. Use visuais dinâmicos e atraentes para envolver os usuários e atraí-los para o seu site com esta tendência de marketing de vídeo.

8. Colaborações

Colaborações de marcas e títulos famosos estão se tornando um formato excelente que chama a atenção do público. Vídeos promocionais ou de branding criados com uma mistura de temas e estilos capturam um novo público-alvo e expandem o potencial das empresas participantes da colaboração.

Para um Video Marketing  de qualidade fizemos uma lista dos 6  melhores editores de vídeos disponíveis na internet.

  1.  Biteable 

Biteable é uma solução de criação de vídeo projetada para ajudar profissionais de marketing, representantes de RH, agências e empresários a criar vídeos animados para anúncios no Facebook e Instagram, desenhos, comerciais, apresentações e muito mais, usando modelos personalizáveis. 

As empresas podem usar marcas d’água personalizadas, clipes integrados e animações para criar imagens em resolução HD . A plataforma também permite que as equipes colaborem em projetos usando um painel centralizado e editem vídeos.

  1.  Movavi Video Editor Plus 

Movavi é um software de edição de vídeo que vem com uma curva de aprendizado muito baixa, você pode aprender a usar em segundos . Você pode usá-lo para praticamente tudo, seja para editar o seu vídeo de aniversário ou para fazer aquele vídeo profissional que você lançaria a seguir no YouTube.

 

  1.  Animaker 

O Animaker é fácil de usar e produz vídeos de qualidade profissional em uma variedade de formatos a um custo muito razoável. 

Sendo uma ferramenta online  torna-o muito acessível e fácil de usar em qualquer ambiente de trabalho, do escritório à casa e salas de reuniões. O software é muito fácil de aprender. Definitivamente recomendamos este software para quem precisa de uma ferramenta de vídeo explicativo, há muitas opções de formatos e animações personalizáveis.

 Se você tem uma equipe, a versão corporativa permite a colaboração e a contribuição de cada parte. Essa ferramenta  permite produzir alguns vídeos de qualidade em um curto período de tempo e eleva os esforços de treinamento e marketing a um nível totalmente novo.

  1.  Apple Final Cut Pro

Este  software de edição de vídeo de nível profissional da Apple, Final Cut Pro , traz uma riqueza de poder em uma interface simples o suficiente para profissionais e consumidores. Os destaques recentes incluem suporte avançado para conteúdo de 360 graus, estabilidade aprimorada e suporte a novo hardware e formato de mídia.

  1.  Camtasia

Camtasia é um software de edição de vídeo poderoso, que suporta a maioria dos formatos de mídia de vídeo e apresenta uma interface fácil de usar e uma plataforma de vídeo educacional. Ele oferece uma coleção de ferramentas de captura e edição.

O recurso mais utilizado do Camtasia é a captura de tela e conversão de arquivo de vídeo, com possibilidade de gravação do rosto do usuário com janela separada para exibição. Basicamente, é possível gravar tudo o que acontece no computador: desde aplicativos, videoclipes e videogames, até conversas no Skype.

O Camtasia é frequentemente usado por educadores para fazer aulas, tutoriais ou demonstrações de produtos. Depois de editado, o vídeo pode ser compartilhado no Youtube, Vimeo, Google Drive e Screencast. Também é possível adicionar efeitos, como destaques, animação, títulos, transições e fundos de áudio. 

Recursos adicionais incluem transformar slides do PowerPoint em vídeo, fazer questionários ou rastrear quem está interagindo com o conteúdo enviado.

  1.  VEGAS Pro 

Se você já tem alguma experiência com edição de vídeo, provavelmente já ouviu falar do VEGAS Pro. É um dos editores com mais recursos do mercado e uma escolha muito comum para entusiastas de vídeo avançados, especialmente YouTubers. 

As principais tendências de marketing de vídeo , resumem-se a um universo em constante evolução, com muitas possibilidades para suas estratégias de marketing. As marcas podem contar suas histórias em vídeos de muitas maneiras, e para cada tipo de mensagem existe uma tendência.

 

 

Leave Your Comment