As vantagens em usar um serviço de Chat para sites são claras mas dependem um pouco da qualidade do atendimento e da ferramenta escolhida.
Antes que você imagine que vai ter que ficar com os olhos grudados na tela para ver se os clientes entram e o chamem, é preciso desmistificar o chat.
A ferramenta de chat é um canal a mais de atendimento. É onde os clientes normalmente procuram para tirar dúvidas imediatas sem ter que esperar por um e-mail de SAC ou de canais sociais.
O canal de chat em suas versões mais profissionais possuem a qualidade de reter o contato do visitante de maneira menos invasiva dos que os pop-ups, por exemplo.
Os mais conhecidos do mercado são o JivoChat, Zopim, LiveChat e Zendesk.
Vamos às vantagens enumeradas
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O Chat é um canal de atendimento à mais em tempo real
Nada transmite mais segurança a um cliente do que o atendimento direto, intantâneo. Assim, quando possível, ter um atendimento on-line disponível é uma ferramenta que aumenta as vendas, melhora sensivelmente as conversões.
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Histórico de Conversas
Ao registrar o histórico da conversa você pode classificar o lead. Se usa funil de vendas é possível detectar em que posição do funil o atendimento vai entrar.
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Integração com ferramentas de CRM
Ter múltiplos canais de atendimento é importante, mas ter todos eles centralizados e organizados é vital para as vendas. Ferramentas profissionais de chat possuem essa função de integração simplificada.
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Banco de respostas
Para sites com alto tráfego ter um banco com respostas pré-programadas aumenta a agilidade do atendimento.
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Você pode estender o horário de atendimento
Mesmo off-line, os softwares de chat podem reter informações vitais de clientes por meio de automações, mas você também pode prosseguir o atendimento com login mobile mesmo quando estiver fora da empresa.
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Baixo custo
Um chat é mais barato do que manter um 0800 por exemplo e a taxa de abandono é muito menor
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Controle do qualidade de atendimento
Se você possui funcionários no atendimento, através do histórico de conversas você pode verificar o padrão de qualidade do atendimento e efetuar melhorias
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Atenda clientes internacionais
Se usar uma ferramenta com o JivoChat por exemplo, é possível traduzir a conversa. O software disponibiliza tradução simultânea para 90 idiomas.
Porque recomendamos o JivoChat como chat para sites?
É um dos serviços de chat para sites mais completos e de menor custo dentre as ferramentas de chat. A interface é totalmente em português do Brasil e seu custo é muito baixo. Por R$ 29,00/mês você tem a versão mais completa com todas as integrações.
Mesmo a versão gratuita é muito superior aos chats gratuitos que testamos.
A conclusão que tiramos é que não há motivo para não abrir este tipo de canal de comunicação em seu site. Para o caso de e-commerce é ainda mais urgente que se tenha um atendimento do tipo Chat para sites pois isso reduzir drasticamente o total de carrinhos abandonados. O cliente pode sanar suas dúvidas no instante da compra e sentir a segurança necessária para concluir o processo.
Nos sites de empresas o chat reduz o tempo de suporte, tempo de pré-venda e coleta informações valiosas para a inclusão do cliente em um funil de vendas.