1 – Facilidade de compra e navegação. Numa loja virtual, o cliente deve conseguir chegar no produto no máximo em 3 cliques; A despeito de ser um grande desafio, é possível chegar num sistema onde o numero de passos seja o mínimo possível;
2 – Apresentação dos produtos de forma organizada e filtros de buscas úteis e inteligentes; Filtros de preço, categoria, fotos em boa resolução, busca eficiente.
3 – Formulário de captação de dados do cliente prático, simples e objetivo; Toda forma de reter o contato do cliente vai ser útil. Um cliente que se interessou por um produto, mas abandonou o carrinho depois de deixar seu e-mail, pode facilmente ser reconquistado com um vale-desconto para retomar sua compra.
4 – Armazenamento de dados do cliente para compras futuras. Se possível; Não só no abandono do carrinho na loja virtual, mas em campanhas futuras baseadas no interesse de compra que ele mostrou.
5 – Agilidade no momento em que o cliente for incluir ou excluir produtos do carrinho;
6 – Diversas opções de pagamento como cartão, boleto, depósito e etc;
7 – Integração com o site dos Correios para cálculo automático do frete;
8 – Layout clean, moderno e sofisticado seguindo tendência de design; Apesar do gosto pessoal, lembre-se que você está vendendo para diversas pessoas com seus gostos peculiares, por isso, seguir a tendência de design, significa alinhar-se com o que há de mais moderno em técnicas de retenção de visitação. Sua loja leva mais tempo para ficar com layout obsoleto e isto representa economia e performance.
9 – Utilização de ícones para facilitar a navegação e captar o cliente pela memória visual; Siga a seta! Existem pessoas auditivas, visuais e cinestésicas – use o máximo de caminhos possíveis para facilitar a usabilidade.
10 – Zoom nas imagens; A pessoa que está comprando online não está manuseando o produto desejado, quanto mais detalhamento você conseguir entregar, melhor a experiência de usuário.
11 – Tela resumo na finalização da compra dividida com 4 itens distintos: os produtos comprados, endereço de entrega, dados do cliente, forma de pagamento e número do pedido e prazo de entrega.
12 – Integração da loja virtual com as mídias sociais; São 100 milhões de Brasileiros utilizando Facebook, audiência impossível de deixar de fora de qualquer estratégia de divulgação que se monte.
13 – Fluxo de monitoramento de compra para o cliente; Ter o carrinho de compras sempre a um clique, saber o caminho que se navegou até onde estiver (Breadcrumbs), cookie de sessão para retomar o carrinho caso se feche o site por acidente, etc.
14 – Performance da página abaixo de 5 segundos; Você estará lidando com pessoas com velocidade de acesso variável, ter uma loja cuja performance é boa é fundamental. As compras são sempre impulsivas e, quanto mais rápido finalizar o processo, maior a conversão.
15 – Mouse over. Informações adicionais sobre o produto quando se passa o mouse sobre fotos e links.
16 – Site responsivo. Há algum tempo, poderíamos dizer que um site responsivo – que se adapta automaticamente ao tamanho da tela- seria algo desejável, hoje em dia é imprescindível, pois a popularização rápida de smartphones e tablets fez com que 50% das buscas migrassem para as plataformas móveis .
17 – Relatórios de gestão como dados de venda, abandono de compras, estoque, dados de cliente, gestão de banners da página e etc. Ter um backoffice eficiente para o negócio é importante no apoio às decisões de marketing. O marketing digital, ultra fundamental para o desempenho do e-commerce, é uma ciência sempre em mutação e é preciso estar sempre atualizado.
18 – Processo ágil e fácil para atualização do site. Como, por exemplo, inclusão e exclusão de produtos. Ter domínio sobre as ferramentas do backoffice e fundamentalmente que estas sejam descomplicadas.
19 – Módulo para E-mail marketing ativo
20 -Possibilidade de criação de conteúdo intelectual próprio e landing pages.