COMO CONSEGUIR SEGUIDORES NO SPOTIFY

No início de 2017, o serviços de música online música oficialmente ultrapassaram a receita de MP3. O streaming agora é quem manda no pedaço anunciando ser, já tardiamente, a nova mídia.

Os artistas que nos consultam sempre perguntam como obter seguidores no Spotify e como entrar nas boas listas de reprodução do Spotify? As desejadas playlists oficiais com milhares de seguidores, afinal, este parece ser o grande rumo da mídia musical.
O que veremos a seguir é uma abordagem crua e prática de como promover música no Spotify.

Temos publicado álbuns nas plataformas já faz uns anos e feito vendas de músicas costumamos colocar no Spotify, Apple Music, Amazon e outros. Estudamos como os artistas mais populares estão se promovendo no Spotify e se você seguir os mesmos passos, certamente você se destacará entre outras bandas e músicos.

1. O BOTÃO DE SEGUIR DO SPOTIFY

Assim como o Facebook, o Spotify tem seu botão de seguir para que você insira em suas publicações site, etc
Basta você seguir as instruções contidas em

https://developer.spotify.com/technologies/widgets/spotify-follow-button/

 

Exemplo, siga sem receio 🙂

2. QUAIS OS OBJETIVOS DA PROMOÇÃO NO SPOTIFY?

É importante saber especificamente o que estamos tentando alcançar quando formulamos um plano para artistas, faixas ou álbuns. Nosso objetivo geralmente é entrar no gráfico viral da Spotify, que está aberto a artistas de todos os tamanhos.
Há o gráfico Global Viral 50 e cada país tem os seus próprios. Em seguida, procuramos sempre servir ao algoritmo.

O Spotify, que é o mais popular, usa uma mistura de critérios humanos e algoritmo para sugerir as músicas que os usuários provavelmente gostariam.

O algoritmo é uma equação de matemática complexa que tenta adivinhar seu interesse, gostos e emoções com base em informações que conhece sobre o ouvinte.

Ele reúne dados sobre o que você escuta, o que você procura, gosta, compartilha, segue, etc. Não vamos entrar no mérito se esse algoritmo funciona mesmo e está mudando constantemente. Somente as pessoas da Spotify realmente sabem como funciona, é mais ou menos como a busca do Google. Finalmente, e o mais importante, procuramos penetrar a música nas playlists de usuários.

3. TRACE OBJETIVOS

Entrar nos Gráficos Virtuais da Spotify
Adequar-se o algoritmo
Entrar em playlists de usuários
Receber listas de reprodução com curadoria

4. O SPOTIFY É O ÍNDICE DE SUA COLEÇÃO DE DISCOS

Visualize uma pilha de discos de vinil em uma prateleira. Pense em catalogar tudo isso para que você e outros encontrem. Queremos ter sua música em tantas Playlists no Spotify quanto possível. Porque uma vez que está lá, está sempre lá.

A Playlist no Spotify é chamada “Your Music” e pode ser encontrada na barra de navegação esquerda. Você quer que os ouvintes voltem a te ouvir outra vez. Você também quer que eles o sigam e coloque faixas suas em suas lista de reprodução.

A maioria dos plays vem das Playlists de usuários e não das listas de reprodução da Spotify.

5. FAMILIARIZE-SE COM A PÁGINA DE ARTISTA

O maior pecado de um artista em busca de público é não saber usar as ferramentas que estão à sua disposição.
Observe as marcas de verificação à esquerda de certos títulos de músicas da Head North na imagem abaixo. Quando você clica no + ele automaticamente coloca em sua Playlist de “Músicas”, Playlist de “Artistas”, “Reproduzido Recentemente”, e diz ao algoritmo que você quer ouvir mais músicas desse artista.

Então, se o artista lançar um single brevemente, ele aparecerá na minha lista de reprodução “Your Daily Mix”. Ele também aparecerá na sua lista de reprodução “Discover Weekly” e “Release Radar”, que pode ser encontrada clicando em “Browse” à esquerda no navegador e “Discover” na barra de navegação horizontal. Se você rolar para baixo na seção “Descobrir”, você verá todas as outras recomendações que o algoritmo está fazendo para você. Isso é ainda mais pronunciado na versão do Spotify no celular..

6. FICAR OBCECADO POR PLAYLISTS NÃO É UM GRANDE PLANO

A maioria dos artistas e selos colocam 95% de seu foco em encaixar suas faixas nas listas de reprodução da Spotify. É aí que ficam aquém do esperado. De novo: a maioria dos plays vem das Playlists de usuários. É verdade, muita música encontrada em Playlist de usuários foi descoberta em uma lista de reprodução da spot, mas é menos da metade. Você precisa um plano mais completo, que vá além da lista de reprodução.

7.O QUE SUGERIMOS FOCAR

Pense como os fãs usam Spotify e se relacionam com a música no Spotify. Coloque-se no lugar deles. Pense em sua Playlist e como você pode figurar nela e em outras. Entrar na Playlist pessoal de alguém pra sempre, é o objetivo final.

Todo o trabalho que você faz agora, colherá nos próximos anos, não é só uma rápida audição e ser esquecido. É necessário um relacionamento.
Crie um Plano de Desenvolvimento desta inclusão.
Ensine aos fãs como adicionar sua música às suas Playlist, o caminho “+” ao lado da faixa ou arrastando-a para uma das suas playlists. As pessoas simplesmente não sabem ainda.
Peça aos fãs para clicar o botão “Siga” abaixo do nome da sua banda na sua página de perfil.

Peça aos seus fãs que “Compartilhe” a sua música do Spotify nas mídias sociais usando o botão “… mais” que aparece quando rola uma faixa. Quanto mais adesões, mais o fator de relacionamento com o algorítmo te considerar nos gráficos como Viral.

Use concursos e promoções para obter mais participação.

Contagem regressiva, Compartilhe promoções de uma faixa, Faça listas de reprodução
Anuncie, gratuitamente e pago. Tudo sempre focando em ações sobre as faixas. Adicionar, Compartilhar, Seguir.

Use o Spotify para artistas para obter dados e verificar o progresso, a efetividade. Clique aqui

8. O SPOTIFY JÁ LIBEROU/LANÇOU/POSTOU TUDO PRA VOCÊ

Siga os conselhos diretamente da fonte. Spotify divulgou em detalhes como os artistas podem e devem utilizar o serviço. Vale a pena investir várias horas lendo os artigos para artistas do Spotify. https://artists.spotify.com

Você pode verificar suas estatísticas através do Spotify For Artists. Confira o guia, perguntas freqüentes e melhores práticas.

A Spotify fez muito mais do que outros serviços musicais de grande porte para educar e construir um relacionamento com artistas. Pense sobre isso.

Ok, então, como obtemos seguidores no SPOTIFY e AUMENTAMOS NOSSOS GANHOS?

9. PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DE TRACKs

Spotify está fortemente focado em faixas, não em álbuns. A maioria dos artistas tem um plano de marketing de álbuns, mas um plano de desenvolvimento de Tracks é igualmente essencial.

Uma vez que uma faixa está em uma Playlist de usuário, o algoritmo irá reconhecê-lo e oferecer mais faixas do mesmo artista. Então, crie sempre
um plano inteiro em torno de sua Track.

Isso inclui publicidade. Parece louco, certo? Não é. Uma grande parte do que você tem para investir em publicidade deve ser direcionada para plays e downloads de Tracks. Isso exige publicidade criativa.

Impulsionar no Facebook para aumentar sua audiência no Spotify parece óbvio, mas se caprichar nos filtros adequados, como o próprio público da fan page, você ganha pontos preciosos. Há muito mais do que simples publicidade

A estatística listada no canto superior direito da página do seu artista “Ouvintes mensais” é uma métrica que mede sua popularidade em 28 dias. Não desanime com a baixa audiência, o foco é fazê-la crescer. O número muda todos os dias com base no último período de 28 dias, e os ouvintes não são cumulativos, é a audiência real do período. Se você tem o Spotify For Artists, você também pode ver seus ouvintes diários, semanais e ainda o histórico desde 2015. O público geral não tem este acesso. Profissionais da Indústria acompanham seus ouvintes e plays mensais.

10. OBTENDO MAIS TRÁFEGO

Tráfego e engajamento é uma ótima maneira de afetar positivamente o algoritmo. Pense no trânsito como alguém que procura por algo e seja dirigido para o Spotify. A maioria dos fãs usa os motores de busca abaixo para saber mais sobre sua banda. Certifique-se de ter um link fácil de ser encontrado para o Spotify em todos esses lugares quando um fã potencial fizer uma pesquisa no Google (5 melhores resultados)

Site do artista
Facebook
Instagram
Youtube
Twitter

11. DICAS PARA PLAYLISTING

Uma vez que as listas de reprodução são pelo menos metade do plano de mídia Spotify para o artista, certifique-se de usar a abordagem certa. A equipe editorial da Spotify é 100% responsável por determinar qual música é reproduzida em suas listas de reprodução oficiais e listas de reprodução baseadas em algoritmos (Discover Weekly, Release Radar, etc.).

As listas de reprodução do usuário podem ser criadas pela sua banda ou você pode entrar em contato com o criador de uma lista de reprodução do usuário e oferecer sua música para inclusão.

Depende de você utilizar o Spotify como um mecanismo de pesquisa e descobrir quais listas de reprodução do usuário se encaixam melhor em sua música e ter suficientes seguidores para justificar seu tempo rastreando-os.

12. TRÊS TIPOS DE PLAYLISTS

Listas de reprodução oficiais Spotify
Listas de reprodução com curadoria algorítmica
Listas de reprodução do usuário

13. TENTE CHEGAR OS CURADORES DE LISTAS DE PLAYLIST

Se você chegar ao Spotify ou outro curador de lista de reprodução simplesmente ofereça o caminho para sua música. Mantenha-se simples, “Olá, obrigado por ter levado um minuto para verificar a nossa faixa”, e talvez um grande ponto de discussão para a sua banda (a sua maior conquista). Ao enviar um e-mail para um curador de Spotify, você poderia terminar o e-mail oferecendo seu plano de desenvolvimento de Tracks Spotify, se eles se interessam em saber mais. Certifique-se de ter um plano, senão não faz muito sentido.

Não sugira qual lista específica você deseja que sua música seja feita. Compreenda que os curadores fazem isso profissionalmente e eles se orgulham de serem conhecedores dos gêneros musicais. Não precisa dizer-lhes onde sua música ficaria melhor.

As listas de reprodução oficiais do Spotify são muito concorridas. Tudo se resume às relações com os curadores. A melhor chance de você conseguir uma lista de reprodução com curadoria Spotify é desenvolver seu próprio relacionamento com eles ou trabalhar com um parceiro que já tenha esse relacionamento.

14. SUGERIMOS OUTROS LOCAIS PARA SUAS TRACKS

Blogs / Revistas / Jornais
Influenciadores Sociais
YouTube Vloggers
Use a barra de busca Spotify para palavras-chave como “metalcore, emo, pop punk, metal, MPB”
Pesquisar no Google para as melhores listas de reprodução
Reddit
Amigos e outras bandas
Peça de presente de aniversário! Um Follow

15. PARTICIPAÇÃO SOCIAL, CONCURSOS E CALL TO ACTION

Use o Facebook Live para pedir a todos os seus fãs para adicionar sua música.
Trabalhar incansavelmente nunca foi um mal caminho.

O que a Agência Trampo faz e o que não fazemos?

A grande maioria dos que nos procuram estão em busca de audiência real, aí a única forma é executando o projeto acima, passo a passo os 15.  Você já deve saber que para uma agência executar isso para você não é barato e não é imediato. Um projeto assim leva cerca de 6 meses, custa uns 3.000,00/mês e não há garantia alguma de que vai dar certo. É uma busca constante!

Há um tipo comum que chamamos de métricas da vaidade em que o artista só quer ter um monte de seguidores e plays, pra exibir pras visitas, contratantes e outros patetas que acreditam piamente em números e abundam no mainstream.

Nós não vendemos plays e seguidores mas sabemos quem vende e até indicamos, serviços como SUMO fazem isso e ainda dão 2 anos de refil, uma espécie de garantia caso  você for pego “trapaceando” 🙂  Vou te contar um segredo: o Spotify não sabe distinguir o tráfego construído e o tráfego pago, se você tiver um monte de seguidores e plays, eles vão te ranquear juntos aos que tem um monte de seguidores e plays. Essa ideia é tentadora! Mas faça por sua conta e risco.

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