Se você acha que sua empresa está bem preparada para o uso adequado do marketing nas redes sociais, pode ser um sinal de que você precisa mais orientação. Óbvio que existe empresas que aproveitam bem os canais de redes sociais mas, o que nos leva a alertar é que de todas as ciências em constante mutação o marketing digital é disparado o que vive em constante ebulição.
É muito comum o Linkedin ser deixado de lado por conta da baixa qualidade de seu atendimento a negócios no Brasil, mas é um canal onde residem os leads mais qualificados.
O que propomos, ao invés de ficar ensinando caminhos, é que cada responsável pelas redes sociais execute seus check list para saber se ao menos está próximo de usar adequadamente. Responda-se honestamente a cada uma das questões abaixo:
Como avaliar a qualidade do marketing nas redes sociais
- Sua empresa mantém presença nas principais redes sociais onde está seu público alvo?
- Além da presença você mantém equipe especializada executando campanhas planejadas, incentivadas e variadas?
- Você acompanha as métricas de avaliação das campanhas executadas?
- Você executa testes A/B para saber o que melhor funciona com seu público?
- Você consegue medir o ROI de canal social?
- Você coleta feedbacks do seu público sobre a qualidade e regularidade de suas publicações
- Você procura conhecer as ações da concorrência?
- Você integra sua estratégia de marketing nas redes sociais com as ações de marketing de conteúdo?
- Você possui um canal ativo de comunicação via redes sociais, um SAC 2.0, por exemplo?
Respondidas estas primeiras questões, é possível afirmar que ao menos o acompanhamento estratégico está correto. Isto não significa porém que o uso do marketing nas redes sociais está explorado em todo seu potencial, porque muito dos resultados depende da qualidade criativa das peças, do talento ao executar bons filtros e construção sadia da base de likes.
É um bom momento para começar as reflexões mais aprofundadas. Sendo em constante gênese e mutação, muitas oportunidades podem ser perdidas por conta do acompanhamento apenas superficial.