O marketing político digital possui suas particularidades para que o sucesso seja alcançado. Pudemos testemunhar uma das melhores campanhas de publicidade on-line de marcas internacionais na campanha de Donald Trump e também acompanhamos algumas empresas menores fazendo suas coisas e criando ideias brilhantes quando se trata de se comunicar com o público. E nos últimos anos, pudemos acompanhar o crescimento das ações de marketing voltadas para campanhas políticas.
Na contramão de muitos negócios, a política é mais competitiva do que a maioria dos domínios. São muitos candidatos, poucas vagas. Muita sede de aparecer, poucos espaços. O TSE tem reduzido cada vez mais o espaços nos horários políticos e as formas de divulgação. Exceto nos meios digitais onde tem sido mais flexível. Porém, a maioria dos candidatos não sabem nem 30% do necessário para aproveitar esse potencial. Alguns poucos políticos utilizam os canais de maneira eficaz.
Então, para obter a vitória política, é preciso manter algumas coisas em mente antes de entrar em uma campanha.
Os partidos políticos em todo o mundo estão aprendendo que, juntamente com a propaganda em mídias tradicionais, como televisão e jornais, eles devem investir em marketing digital se quiserem competir com seus partidos rivais. Ao longo dos últimos anos, vimos uma aceitação em partidos do Reino Unido e dos EUA, em particular, usando campanhas de mídia social para derrotar seus oponentes.
No Brasil, embora já tenha havido campanhas digitais de sucesso, o tema ainda é incipiente e incerto. Nas eleições de 2018, haverá um cenário único de tendência à renovação e aceitação de propostas por vias digitais.
Em primeiro lugar, precisamos entender que o marketing digital e a política querem a mesma coisa: convencer as pessoas a fazer algo. Convença-os a comprar um produto. Convencê-los a votar em você. E convencê-los exige esforço e tempo, é claro. Portanto, antes de ativistas políticos, profissionais de marketing digital e até mesmo candidatos políticos começarem a criar suas estratégias, aqui estão os Oito Mandamentos do Marketing Digital na Política:
8 pilares para o marketing político digital
1. Crie uma comunidade de pessoas em torno do candidato: A criação de uma comunidade promove a aproximação das pessoas com o candidato, onde elas conseguem falar sobre seus desejos e necessidades, com isso o candidato consegue direcionar sua campanha da melhor forma.
O principal objetivo da comunidade é que as pessoas tenham voz e que possam ser ouvidas pelo poder público, principalmente pelo seu candidato. O melhor canal para isto deve ser o Facebook.
2. Integre sempre as campanhas de marketing online na estratégia política da sua campanha: Suas campanhas de marketing devem seguir a mesma linha da sua campanha política, as propostas precisam ser as mesmas bem como a abordagem ao público, as postagens em redes sociais e comentários precisam ser feitos com cuidado para não soar demagogia e incoerência.
3. Seja consistente quando se trata das mensagens que você está enviando: A consistência anda de mãos dadas com uma estratégia bem construída que não é apenas orientada para metas, mas também viável e flexível o suficiente para ser constantemente otimizada.
Ser direto e convincente é a arte dos vencedores digitais
4. Seja visual e seja ousado: Você não precisa ser um especialista para saber que a comunicação visual é a mais atraente para os usuários da Internet. E acontece o mesmo para os eleitores e campanhas políticas também.
Os profissionais de marketing digital sabem o que funciona e o que não funciona no ambiente on-line, enquanto os ativistas políticos sabem que tipos de emoções estimulam as reações dos eleitores. Um texto curto e poderoso fará maravilhas associadas a imagem certa ou ao banner certo, você irá além de “mil palavras”.
5. Estabeleça objetivos claros para suas campanhas on-line, bem como KPIs relevantes: Gere relatórios de campanha semanais e analise-os constantemente para otimizar suas campanhas e sua estratégia geral. A análise constante é imprescindível em campanhas políticas que geralmente são muito mais voláteis do que as comerciais.
6. Criação de um calendário eleitoral: Mesmo com as eleições 2018 ainda faltando alguns meses para começar, é importante ter uma grade de publicações seja criado para estruturar sua campanha de marketing, onde todas as postagens de redes sociais, sites, blogs e matérias estejam previamente agendados.
Dessa forma, você consegue abordar assuntos polêmicos com mais cuidado e com a proximidade das Eleições, a campanha seja intensificada, de forma calculada e bem estruturada.
7. SEO das Campanhas: Apesar de toda a sua estratégia de marketing seja idealizada para conseguir aumentar a quantidade de pessoas com possibilidade de voto, porém existe um outro segmento que precisa ser explorado, que são as pessoas que compartilham dos meus ideias mas ainda não chegaram até o candidato em questão.
Para atrair essas pessoas de forma natural (orgânica), a aplicação de SEO em todas as postagens é essencial, dessa forma você consegue marcar presença em todos os setores em que o seu candidato e sua estratégia precisam estar firmes e atuantes.
8. Criação de conteúdo: Todo o conteúdo de marketing político digital que será divulgado em todas as suas mídias sociais e impressas devem constar no seu cronograma eleitoral e ser pensado com muito cuidado, prestando atenção se está em linha com toda a sua campanha eleitoral e o público que você deseja atingir.
As redes sociais necessitam de postagens curtas porém que causem impacto positivo em seus possíveis eleitores e instiguem ums leitura mais aprofundada.
Não esqueça que a transparência é sempre o melhor aliado em qualquer campanha política, principalmente em épocas de escândalos e delações.
Tenha em mente que tanto em matéria de marketing politico digital, quanto marketing digital convencional, o conteúdo é o REI!