O Facebook está oferendo um novo visual para alguns heavy users testarem. É um grande desafio para uma marca como o Face, pois as pessoas acabam se acostumando com interfaces complexas e rejeitam qualquer novidade. Este o motivo do Facebook sempre implantar novos recursos em doses homeopáticas.
Desde vez eles deram uma boa radicalizada. Eu, como profissional, gostei de algumas coisas e outras nem tanto.
Por exemplo, a barrinha superior ganhou botões mais modernos, ela se destaca mais e as ferramentas ficam mais claras mas, como vocês podem ver, nas postagens individuais somem as barras laterais e a postagem reina absoluta na tela.
Do ponto de vista do usuário isso é bem interessante, permite um foco maior na leitura, do ponto de vista do anunciante não, isso deve reduzir os anúncios laterais à timeline geral.
A timeline deixa deixa de ser “boxed” ou seja, contida verticalmente em um container no centro da tela e passar para o modo “fluid”, que o ocupa toda a tela horizontalmente. No novo visual do Facebook, a empresa se ocupou em melhorar o visual das notificações.
Dentre as boas radicalizações, houve a liberação do modo escuro. Eu experimentei e achei estranho, usei por um tempo e quando voltei pro modo claro, senti desconforto visual. Resumo, voltei pro escuro, bem mais cômodo para a visão e a certeza de que basta usar um pouco e se acostumar.
A vantajosa nova barra superior traz o botão Watch – numa clara disputa com o Youtube sobre o grande filão que são os vídeos. Os vídeos ficaram valorizados ocupando uma porção bem maior da tela.
É bom lembrar que as novidades são para o desktop. Para os smartphones as mudanças tendem a ser menos perceptíveis e mais desafiadoras.
Continuando… o novo visual foi anunciado pelo Facebook fez durante a F8, conferência que eles realizam para desenvolvedores antecipando algumas novidades que devem ser implementadas aos poucos.
Os Stories, recurso que já é sucesso no Instagram e já havia chegado ao Facebook, ganha destaque no novo visual com mais espaço e posição privilegiada.
De tudo, a grande opinião pessoal é de que o Facebook precisa se reinventar e rápido. A evasão para modelos de rede sociais mais lúdicos e menos panfletários é urgente porque a pena para algumas atualizações desastradas é alta em empresas como o Facebook. Eles não podem se expor à evasão de anunciantes. Buscaram um caminho correto, deixar todos os recursos mais acessíveis e compreensíveis.
O Face anda tão desacreditado que poucos veículos deram atenção às novidades, ou seja, não gera mais buzz. Em um ou outro canal encontramos dicas, como esta de como ativar o novo visual.