Para quem ainda não sabe, o Pinterest é uma rede social visual criada em 2009, por Ben Silbermann. Segundo Ben, ele mesmo inscreveu os primeiros 5000 usuários e passou seu número de celular a todos eles para criar um vínculo maior.
Essa rede social surgiu com a ideia de ser um quadro de inspiração e, por isso, é muito visual. Ela lembra um antigo hobby de colar fotos num quadro de cortiça.
Seu foco é a interatividade com o seu conteúdo, através de painéis ou fotos que o usuário monta, de acordo com suas preferências.
Para interagir, os usuários escolhem “seguir” painéis de outras pessoas ou assuntos que considerem relevantes. Eles poderão também comentar e curtir os “pins” (imagens publicadas). Tudo que for curtido poderá ser acessado depois, em um lugar específico dentro do perfil.
Ao navegar pela internet e encontrar uma imagem que lhe agrade, poderá adicioná-la ao seu painel (board), pressionando o botão “Pinar” ou “pin” que pode ser instalado no seu navegador. O Pinterest grava o link de origem para que o crédito da imagem seja atribuído ao seu criador.
A rede disponibiliza também um aplicativo para aparelho celular nas versões Android, Iphone ou Ipad.
Para criar uma conta, acesse aqui e siga as orientações.
Separamos 3 funções secretas do Pinterest para você descobrir como aproveitar o melhor da rede.
1. Descubra quem está “Pinnando” seu site
Para conhecer os pins do seu site, copie o endereço e altere-o com o endereço do seu website: http://www.pinterest.com/source/NOMEDOSITE.com.br.
Isso feito, o Pinterest faz uma seleção de todos os pins que vierem diretamente do link mencionado. Isso lhe dá uma ideia sobre o que está fazendo mais sucesso na rede e, a partir daí, você poderá sugerir novos conteúdos na mesma linha. Quanto mais pins na rede, mais visibilidade para o seu site.
2. Notifique seus fãs pelo Pinterest-mail
Você pode enviar seus pins favoritos por e-mail para usuários específicos (ou para você mesmo!).
Basta clicar na seta principal de compartilhamento e selecionar “Enviar por e-mail”. Digite o endereço de e-mail de algum conhecido ou selecione os usuários.
3 – Tenha uma conta corporativa
É possível converter o seu Pinterest em uma conta Corporativa. Basta clicar nesse link e acessar o botão de conversão.
Com uma conta corporativa, você poderá usar o Analytics do Pinterest, ter um widget de Pin especial para o seu negócio e criar campanhas pagas para aumentar o alcance de seus pins.