Sua empresa precisa de marketing digital?

Recentemente tivemos um case de sucesso  em marketing digital para nossa surpresa, no entanto, o cliente cancelou o job alegando que não deu certo.

Isso coube uma reavaliação nossa, o que não teria dado certo na visão deles?

Esta é a razão deste post. Sua empresa sabe para quê serve o marketing digital?

Partamos do princípio, responder questões que a chave da compreensão: a empresa em questão estava misturando as áreas. Demitia o marketing corporativo porque não fazia o papel da publicidade. Demitia a publicidade porque não entendia de marketing digital. Retirou o marketing digital porque queria imprensa. Tem gente que confunde. Vamos iluminar a história?

Marketing digital é marketing corporativo?

Não! Decisões sobre o posicionamento que interfere no comercial da empresa tem que partir do corporativo, diretoria, dono, sócios… O Marketing Digital é a ciência do alcance, audiência, consideração da marca e não pode ser confundido com marketing corporativo. Ele é somente uma parte das estratégias de marketing corporativo.

Marketing digital é publicidade?

Não, embora pareça e em muitos casos sirva como uma braço publicitário, atribuir a criação publicitária ao marketing digital é mais grave do que confundi-lo com marketing corporativo. A publicidade cria gatilhos de comunicação verbal e visual, o marketing digital dá alcance a isso nos canais digitais.

É muito comum tratarem o marketing digital como serviço que é uma parte da publicidade, só que a criação publicitária requer outros talentos e é bem mais cara. Já o marketing digital requer raciocínio lógico. Um tanto distante da publicidade.

Marketing digital é assessoria de imprensa?

De jeito algum. A assessoria de imprensa cuida do relacionamento com canais de mídia ganha. Sugere-se a pauta e o veículo opta ou não por publicar em veículos impressos ou portais. Onde os dois se misturam? Quando a equipe de marketing digital trabalha em conjunto com a publicidade em estratégias de criação de backlinks como as ferramentas de disparo automático de press release ou guest post.

A assessora de imprensa pode trabalhar bem em conjunto com o digital, caso ela faça bem o raciocínio de marketing de conteúdo e tenha noções de SEO ( otimização para buscas).

Em resumo é bom ficar claro que o marketing digital dá suporte a todas essas áreas, mas não pode ser cobrado por todas essas funções. Embora essa confusão ocorra mais comumente em empresas de pequeno e médio portes, não é incomum nas empresas grandes a publicidade ou o marketing corporativo buscar ditar as regras do marketing digital. Não funciona, é a simbiose entre as áreas que vai trazer os melhores resultados.

O marketing digital deve ter independência suficiente para propor as melhores técnicas para:

  • Desenvolvimento de site profissional e eficaz
  • Estratégia de posicionamento do site nas buscas
  • Otimização de canais nativos como o Google Meu Negócio
  • Proposição de canais alternativos como Pinterest, TripAdvisor, TikTok, dentre muitos
  • Filtros para anúncios ou turbinar publicações do Instagram, Linkedin, Twitter, Facebook
  • Responde integralmente pela melhor estratégia em Google Ads, como Youtube ou Google Shopping
  • Adaptar a linguagem visual para as redes sociais. Raramente uma peça publicitária tem bom desempenho nas redes sociais, a menos que tenha sido desenvolvida especificamente para estas.
  • Usar ou não estratégia de influencers

Resumindo, todo mundo falando em Digital! Só que cada profissional razoavelmente experiente espalha seu pacote de técnicas e as considera infalíveis.

Não existe vacina para o vírus que ataca o bom senso.

Existem tantas variáveis na hora de implementar uma estratégia digital em conjunto com a visão mais ortodoxa de marketing que é praticamente impossível ficar fazendo previsões.

O mundo das fórmulas não opera bem sem o bom e velho bom senso, nem as empresas.

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