Vale a pena usar o Google Ads para promover seu negócio?

Antes de perguntar se vale a pena usar o Google Ads – que é uma constante em diversos negócios – é bom perguntar se você sabe mesmo o que é o Google Ads e para quê serve.

A resposta recorrente é, claro que sei: – É o link patrocinado!

O Google nunca se livrou de ser resumido a link patrocinado mesmo após uma década tentando mexer nisso. Antes de tudo, link patrocinado é sim um dos recursos do Google Ads, antigo Google Adwords. Claro que um resultado pago em meio à busca ou exposto em um site, não deixa de ser um link patrocinado.

A realidade é que o Google Ads é uma plataforma muito mais complexa e que não pode ser reduzido a só isto. É uma suíte que compreende anúncios gráficos, responsivos, anúncios em vídeo que vão para o Youtube e outros sites, botões para acesso a formulários, download de aplicativos.

É um infinidade de recursos e controles que podemos afirmar com segurança que não é assunto para leigos, embora muitos leigos se aventurem a criar e configurar suas próprias campanhas.

Então vamos ao que interessa: vale a pena anunciar no Google Ads?

Eu sei que não é resposta plausível mas, depende.

Depende do nicho de atuação, do porte, da região. Nós vamos tentar lançar luz para que você decifre se vale a pena para o TEU CASO. Para isso, vou listar alguns tipos de negócio e por associação você tentar se encaixar.

  • Eu sou um advogado e anunciar no Google para atrair mais clientes.

Em primeiro lugar, dificilmente as pessoas procuram um advogado no Google. É o típico caso em que preferem indicação. Além disso, há sérias restrições da OAB no que tange à publicidade.
O correto nestes casos, é fazer marketing de conteúdo que consiste em produzir conteúdos que esclareçam pontos jurídicos para pessoas comuns. Estes conteúdos podem receber publicidade via Google Ads mas, é preciso equilibrar com impulsionamentos em outros canais.

  • Eu tenho uma loja e quero anunciar no Google para que as pessoas venham até ela

Boa pergunta! Se você tem uma loja e vende online, cegamente eu te diria SIM! anuncie no Google Ads.  Se você não vende on-line é preciso saber que não é qualquer anúncio que atrai gente. A campanha publicitária precisa estar muito bem montada, regionalizada adequadamente, escudada por promoções. Resumindo: Precisa ter ares de campanha vantajosa para o cliente. Se for só uma “pesca predatória”, esqueça, não compensa.

  • Eu possuo um estacionamento na região de Congonhas e quero que os usuários do Aeroporto estacionem aqui

Este é um caso real que aconteceu conosco e o cliente Estacionamento Grand Parking, perto do Aeroporto Congonhas. Nós sugerimos a ação no Google Ads porque era nítida a procura por opções alternativas de estacionamento na região, sem ser o anexo do aeroporto que é caro e sempre cheio.  Neste caso em que sabíamos especificamente os termos de busca a ação se mostrou vital para o crescimento do negócio.

Note que os exemplos acima se encaixa perfeitamente para outros profissionais liberais como médicos, dentistas, psicanalistas, terapeutas em geral e outros tipos de comércio local. Porque as campanhas que mais convertem, geralmente são negócios locais, cujas campanhas possam ser regionalizadas e nesses casos quase sempre vale a pena usar o Google Ads.

Ou seja, em geral, compensa. O que é preciso verificar é o ROI – o famoso retorno sobre o investimento. Qual a qualidade dos leads recebidos, saber a taxa de conversão. De uma maneira bem genérica, sem estudar caso a caso, fica impossível dizer com precisão.

Um dos fatores que mais influenciam é a concorrência dentro do seu nicho. Há empresas cuja concorrência não é agressiva e o ponto de conversão é aparecer nas buscas, é um exemplo em que vale a pena investir, pois é um investimento baixo em relação a outras formas de marketing.

Produtos cuja margem de lucro é pequena também são casos em que desaconselhamos este tipo de investimento.

Google Ads Display ou campanha de busca?

Na Agência Trampo, o caminho para o atendimento a clientes que nos procuram especificamente para este produto, é orientar todos estes pontos. Por experiência, uma estratégia em que se distribui melhor o orçamento de marketing é sempre mais vantajosa à médio e longo prazo. Um mix contendo otimização do site, marketing de conteúdo, redes sociais impulsionadas e otimização para buscas é sempre uma ferramenta mais poderosa.

Agora, se a necessidade é a busca imediata por novas vendas, leads a ser nutridos, sem dúvida o Google Ads é a ligação mais direta possível. Quanto melhor for configurada a campanha, maior o resultado.

Um conteúdo que vale a leitura é o da Agência Rota Máxima, que mostra muita coerência nas orientações.

 

 

 

 

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