Estratégias de marketing político na internet

Não tem como deixar o marketing político na internet de fora das suas estratégias eleitorais para 2020. A internet é um meio de comunicação global, cada vez mais pessoas se tornam adeptas a essa tecnologia. Uma das razões das pessoas mais utilizarem a internet atualmente, são as redes sociais.

As redes sociais se tornaram um veículo de comunicação com amigos e familiares, e mais ainda, esse meio também se tornou muito interessante para empresas e marcas. Isso pode ser explicado devido a grande concentração de pessoas. O que acabou atraindo empresas que querem vender seus produtos e encontraram nas redes sociais um meio perfeito.

O marketing nas redes sociais tem facilitado a venda de diversos produtos, e conquistado cada vez mais o gosto dos lojistas. E não é somente o seguimento do varejo que teve o interesse por esse meio despertado. A área política também viu um potencial enorme nas redes sociais.

Mais do que apenas usuários, o meio político vê nas redes sociais possíveis eleitores, e é por isso que cada vez mais, candidatos e políticos tem se tornado adeptos dessa tecnologia para realizar o marketing político e se manter mais próximos de seus eleitores.

Mas antes de decidir realizar o marketing político na internet é muito importante que você conheça bem a legislação, e saiba quais ações são permitidas e proibidas em época de campanha eleitoral. Assim, você evita de cometer algum crime eleitoral e prejudicar a sua campanha.

O uso do marketing político nas campanhas eleitorais já se tornou comum, mas não pense que fazer marketing é fácil ou simples, pois não é. É preciso planejar as estratégias que serão utilizadas, conhecer as melhores técnicas para ser aplicada na política, para assim conseguir atingir o objetivo final: aumentar a popularidade e confiança do candidato com seus possíveis eleitores.

O marketing político pode ser considerado uma área do marketing, pois sua função é divulgar um candidato e suas propostas, no lugar de produtos e empresas, como acontece no marketing comum. Por isso é importante que você monte uma equipe qualificada para cuidar da campanha política na internet.

Benefícios do Marketing Político na Internet

Não há duvidas de que políticos que são adeptos do marketing na internet, saem em vantagem na corrida política, quando comparado com seus concorrentes que não utilizam esse meio de divulgação. Alguns dos benefícios que o marketing político na internet proporciona são:

  • Aproximação do eleitor: sem dúvidas esse é um dos fatores que mais beneficiam os candidatos que são adeptos dessa estratégia. É graças a esse contato nas redes sociais que o candidato conhece melhor seus eleitores, suas necessidades, tirando dúvidas, demonstrando suas propostas e ouvindo opiniões.
  • Alcance maior: o alcance da campanha feita na internet atinge um público muito maior do que algumas estratégias realizadas fisicamente, como panfletagem entre outras.
  • Baixo investimento: as campanhas realizadas por meio das redes sociais costumam ter um custo menor, afinal, você não tem o gasto com gráfica, para elaborar materiais de panfletagem, gastos com gasolinas para visitas, entre outros.
  • Credibilidade: apresentando suas propostas, e tirando as dúvidas dos eleitores, sua imagem ganhará maior credibilidade. Por isso é importante ter uma campanha eleitoral formada antes de inicializar a divulgar sua candidatura nas redes sociais. Você pode usar essa ferramenta para conhecer mais de perto os anseios do seu público e assim, adaptar suas propostas já prontas, a fim de atender a população de forma personalizada.
  • Criação de estratégias personalizadas: muitas redes sociais permitem que você crie estratégias de marketing para um público especifico, assim você pode direcionar sua campanha com foco no seu público alvo, de acordo com sexo, idade, interesses políticos, entre outros.

Existem muitas redes sociais que um político pode divulgar sua campanha eleitoral e fazer seu marketing político, algumas mais conhecidas são: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outros. E também outras ferramentas como: sites, e-mail, blogs, entre outros.

Após conhecer os benefícios que essa ferramenta proporciona para campanhas eleitorais, veja alguma dicas para você começar agora mesmo a planejar a sua estratégia de marketing político online:

  • Escolha seu público alvo: o primeiro passo que você deve tomar é escolher o público alvo da sua campanha eleitoral. Assim você saberá qual o tipo de linguagem que deverá usar, assim como o melhor conteúdo para esse público e as propostas que conseguiram atender as necessidades dos mesmos.
  • Crie materiais com conteúdo: não basta apenas fazer postagens diárias, se elas não agregam em nada. É importante que você crie conteúdos que demonstrem com clareza e sinceridade suas propostas. Assim como as dificuldades que serão encontradas e as formas de resolver esses problemas. Assim você ganhará credibilidade com seus eleitores.
  • Esteja em constante contato com seu público: interaja com seus eleitores em diferentes redes sociais. Libere conteúdos diários, faça transmissões ao vivo, crie vídeos curtos para serem postados durante o dia, crie enquetes, sugestões de pautas para serem discutidas, entre outros.

Essas são algumas estratégias para que você tenha sucesso na sua campanha eleitoral na internet. São muitas estratégias que podem ser usadas para que você conquiste seus eleitores através das redes sociais.

Mas é importante lembrar que essas estratégias e tecnologias não substituem as campanhas realizadas nas ruas, o conhecido “corpo a corpo”. Essas estratégias online, são apenas forma de potencializar e aumentar muito o alcence de sua campanha eleitoral.

Um marketing político na internet bem feito pode ser o seu diferencial, e fazer você sair na frente da corrida eleitoral por um cargo político. Por isso tornamos a enfatizar a importância de planejar com sabedoria e com profissionais qualificados a sua campanha de marketing eleitoral.

Unir diferentes estratégias de marketing como o físico e o online é a maneira mais sábia e eficaz de conseguir atingir bons resultados. Além é claro, de ter propostas claras, e que vão impactar positivamente a vida das pessoas. 

Observe bem a necessidade da população, formule suas propostas e melhorias baseadas nas dificuldades que o seu público alvo enfrenta, e foque em soluções que essas pessoas almejam.

Assim você estará fazendo uma campanha limpa e ganhando confiança por parte da população. Após conquistar a confiança de uma pessoa, tenha certeza que ela mesma se encarregará de fazer o seu marketing pessoalmente para seus amigos e familiares, sem custo nenhum.

Consulte a Agência Trampo

Pular para o conteúdo