Você ainda pensa em nichos de mercado do mesmo modo que pensava antes? Explico, usaremos como exemplo uma loja de parafusos que tinha perto da minha república em Bauru. Eu pensava:- O que quer um empresário que monta uma loja de parafusos? Existe tanta gente assim interessada em parafusos em Bauru?
Sempre que pensamos em um nicho de negócios temos um tendência a minimizar o alcance daquele ramo, os parafusos de todos os tamanhos.
Num chute mal calculado, não acredito que exista 500 pessoas interessadas em comprar parafusos em Bauru. No entanto, se imaginarmos que podemos vender parafusos para todo Brasil e depois aumentar o alcance para o resto do mundo; descrevendo as peças em várias línguas, criar o motor de vendas no meu site em várias linguas e otimizar a logística para que seja cada vez mais fácil comprar os parafusos de bauru, certamente pode alcançar dezenas de milhares de clientes.
Assim funciona o racícionio muito simples e muito bem descrito no livro A cauda longa, Chris Anderson o editor da revista Wired. Um livro no melhor estilo “porquê não pensei nisto antes?”.
O marketing digital bem aplicado é o segredo do seu sucesso
Assim como tudo, não há uma certeza precisa de que você vai acertar a mão em qualquer nicho que tentar explorar, mas uma coisa é certa: – Quem se antecipa e planeja, certamente vai chegar mais longe.
Tocamos neste assunto para dar mais munição mental a quem planeja montar um comercio eletrônico. Mais que isso, quem deseja expandir seus negócios locais para o mundo digital onde a compra decorre da busca, o impulse, a regionalização, a necessidade e a comodidade.
Assim funciona o comércio eletrônico entre as pessoas que comercializam produtos específicos demais, ou produtos próprios de determinadas regiões e que justifiquem a compra.
Se seu produto não é facilmente encontrado em qualquer cidade, eis uma grande oportunidade de negócio. Só não pense que basta montar uma loja e ela automaticamente estará vendendo adoidado. É nesta etapa que entra o marketing digital, mostra ao mundo o que você vende e traz as pessoas para comprar de você.
Ações no Facebook, Instagram, Adwords do Google, Bing, parcerias de negócio, marketing de conteúdo, comunidades virtuais, whatsapp marketing, email marketing, etc.
Aparecer e convencer é o segredo do sucesso.
Mas alto lá! Isso é oportunidade mas não é uma lei que se aplique com rigor, as leis do Mercado convencional e se você é de ramo que explora o Mercado de massa, há brilhantes oportunidades na busca maciça também. Obviamente vai precisar de meios maciços de marketing.