Métodos para indexar mais e mais rápido

spider-google-indexar-metodos-agencia-trampoTodo mundo quer que seu site seja indexado, aparecer no topo das buscas e estar nas primeiras páginas do Google, mas para estar presente nesse universo precisamos saber que a concorrência é grande, existem hoje cerca de 187 milhões de domínios ativos na Internet, isso significa que existem aproximadamente 250 milhões de páginas disponíveis para um mecanismo de busca, isso se contarmos que cada site tenha apenas duas páginas. Com essa quantidade de páginas por ai, veja como se sobressair nessa imensidão.

Em 2010, o Google criou uma nova arquitetura para conseguir lidar melhor com a web, o chamado Caffeine. Com essa mudança o Google consegue ler ainda mais informações em um curto espaço de tempo.

Percebemos que os sites passaram a ser mais visitados e indexados mais rápidos, tornando a informação ainda mais acessível aos internautas, podemos perceber que ao buscar por temas recentes, como uma notícia, é possível notar que alguns portais estão no topo, mesmo tendo publicado a matéria há poucos minutos.

Métodos para Indexar

Entenda algumas maneiras já conhecidas para que uma página seja indexada.

– Sitemap.XML

O Sitemap.XML ajuda a informar buscadores que existem uma ou mais páginas (URLs) que estão disponíveis para o rastreamento. Através do sitemap os mecanismos de busca conseguem varrer o seu site, além dos links que apontam para suas páginas na web, facilitando o rastreamento da informação na internet.

– Ping

O Google possui um serviço de Ping, que nada mais é do que uma forma de você avisar aos buscadores que o site foi atualizado e assim o Google irá verificar aquela URL para indexá-la. Este processo é utilizado hoje em dia em combinação com o arquivo de Sitemap.XML, onde ao criar-se uma nova página, atualiza-se o arquivo de Sitemap.XML e em seguida realiza-se um ping nos servidores do Google.

– Estar presente no Google Plus e Google Place

É bom manter a página do Google + sempre pronta para receber usuários, com uma bela foto de capa, endereço para o site e informações sobre o negócio, como atividade, endereço e telefone para contato.

Além disso, tenha em seu site o botão de compartilhamento, só pelo fato de algum usuário compartilhar uma informação o Google seu site passa ser notado e esta página ganha uma “prioridade” para do Google e é indexada com uma velocidade muito boa!

Para o Place, basta cadastrar a sua empresa e manter seu endereço atualizado, recursos como imagens e fotografias panorâmicas podem ajudar bastante.

– Links e Mais Links

Claro que quanto mais links apontando para a sua URL, mais fácil é o acesso ao seu site/página. Os backlinks são uma das formas mais rápidas e eficazes de se fazer encontrar e ter relevância, dessa forma seu site é encontrado mais rápido pelos mecanismos de busca.
Isso vale para as redes sociais também, por isso é sempre bom atualizar seu Facebook, Linkedin, Google + e outras redes.

Vamos ao topo e bons negócios!