Eleições 2016, a vez do marketing digital político

Marketing Digital Político- Porque usar as mídias digitais nas eleições 2016 para prefeito e vereador?

Existe uma revolução ética acontecendo na política brasileira nos últimos anos. Associada uma crise econômica histórica com diminuição das receitas dos municípios, dos repasses federais e enrijecimento das leis tributárias, mas o que o marketing digital político tem a ver com isso?

Tudo isso tem gerado uma atenção maior do cidadão como eleitor e leitor de notícias notícias políticas.

Para as eleições 2016 municipais esta havendo uma reformulação das regras que incluem a diminuição do tempo de campanha, restrições a panfletos, santinhos, cavaletes, carros de som, etc.

Além disso, um novo perfil de eleitor vem se formando, mais atendo ao histórico dos candidatos, lisura das campanhas. Isso torna o terreno do marketing digital político mais propício para pretende se eleger.

Para as eleições 2016, a Agência Trampo está preparando um material essencial à candidatos e eleitores que visa valorizar a campanha limpa, o controle das atuações e o engajamento dos cidadãos na nova política, é a campanha 2.0 tomando forma e focado em resultados.

Faça o check list abaixo e confira.

● Alto poder de engajamento, o cidadão quer fazer parte, ter importância
● Sai a cultura da divulgação e entra a cultura do relacionamento
● Desperta a educação política participativa
● Incita o modelo de gestão coletiva
● Quebra a audiência passiva
● Inverte a regra do marketing -|> convencer ao participar

O poder da classe C

É uma fatia da população que nunca foi agradada, a não ser ocasionalmente, e queagora passa a ter um canal de comunicação direto com o candidato através de marketing digital político

● São mais de 80 milhões de brasileiros nas redes sociais
● Orientar o eleitor é escutar seus anseios
● Netnografia, observar o comportamento do
eleitor na internet

O que o eleitor local quer?

São apenas dois modelos:
CONTINUIDADE OU RENOVAÇÃO
Escolha o caminho

Construção dos alicerces da credibilidade digital

● Relevância
● Confiança
● Autenticidade
● Ouvir e responder
● Transparência
● Reputação
Localizar os pontos mais sensíveis
da comunidade em foco

Ex. Zona Norte
Segurança e criminalidade
Emprego e salário
Bairrismo, orgulho de ser

Como funciona uma campanha de marketing digital político?

● Propaganda convencional
● Limite de tempo
● Limite de espaço
● Limite de empenho
● Prolifera uma imagem estática
● Comunicação limitada
● Ecologicamente incorreta
● Campanha Digital
● Campanha digital é 24/7
● Pode estar em todos os locais inclusive na campanha física
● Visa conquista,manutenção e ampliação
● Comunicação permanente
● Ecologicamente limpa
● O Marketing Político digital tem regras menos rígidas

8 “pês” do Google

● Pesquisa – descobrir os hábitos da maior massa eleitoral
● Projeto – O que queremos
● Produção- mão na massa para construir o pacote de ferramentas
● Publicação – disponibilizar e treinar equipe
● Promoção – divulgar
● Propagação – levar aos multimeios, premiar a adesão
● Personalização – estabelecer uma relação íntima com quem aderiu
● Precisão – acertar o alvo

As ferramentas de mkt digital

• Site colaborativo
• Blog Corporativo
• Consultoria e Análise de Métricas
• Marketing de Conteúdo Estratégico
• E-mail Marketing
• Posicionamento no Google
• Aplicativos
• Relações Públicas 2.0
● Twitter Marketing
● Facebook Marketing
● SMS Marketing
● Voice mail

As ferramentas de mkt digital

● Desenvolvimento dos canais de interação doeleitor com o candidato.
● Aplicativos multiplataforma para interação viatablets e celulares
● Manual do candidato – evite erros e seja ogestor desde o início

Contingente

● São 120 milhões de brasileiros na web, 70 milhões são eleitores (Ibope) e estão em uma ou mais redes sociais
● Em média navegam 7 horas por dia
● Segunda maior audiência mundial do Youtube.
● Segunda maior audiência mundial do Facebook.
● Um em cada três brasileiros possui smartphone

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