Os “pulos do gato” do marketing para profissionais liberais
04 Oct 2017
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Os “pulos do gato” do marketing para profissionais liberais

Estratégias de marketing digital são primordiais para muitos negócios, mas marketing para profissionais liberais são especialmente essenciais. Dentistas, arquitetos, terapeutas, advogados, etc, têm muito a absorver com este conteúdo.

Na essência todo mundo acha que sabe fazer ou já viu um vídeo com alguém explicando mas, na hora da prática, os resultados nem sempre são os que se espera.

Elegemos as 10 melhores táticas de marketing digital e convencionais e também vamos revelar o “pulo do gato” de cada uma. É aquele truque que todo profissional que trabalha o marketing de conteúdo sabe mas não revela, espera de que o visitante escorregue e resolva buscar auxílio de um profissional.

1 – O vídeo é sim um dos melhores meios de atrair clientes.

Imagine um dentista mostrando seus casos antes e depois em um vídeo curtinho, uma bichectomia por exemplo? Imagine uma arquiteta charmosa e desenvolta ao mostrar dicas criativas e econômicas para decoração de quartos de bebê? Um advogado que sabe muito bem tratar de contratos de start ups?

O vídeo tem um poder enorme sobre as novas gerações e quando digo novas, me refiro à pessoas que já estão planejando seus apartamentos, decorando suas recém alugadas casas, gente acima dos 25.

O Youtube é segundo maior buscador, consumido por nada menos do que 98 milhões de brasileiros. Explorar melhor o canal é sensatez.

Pulos do gato: vídeo com áudio bom tem 35% maior aderência. Invista em um bom microfone de lapela mesmo que a gravação seja de celular. Existe alguns ótimos, veja estes.

Aprenda a fazer pequenas edições, legendar, preencher detidamente os meta conteúdos e colocar uma trilha de fundo. Conhece o Josh Woodward? Ele faz trilhas ótimas e não te cobra. É de bom tom fazer um donate mesmo assim.

2 – O e-mail marketing enche o saco?

Depende do que você enviar. Se você envia um conteúdo rico e útil ele se torna uma poderosa máquina de vendas. Uma das mais poderosas.

Se você tiver um tom pessoal, cultivar a arte da comunicação ele é um potente conversor.

Pulo do Gato: Apenas ter um formulário no seu site não vai te gerar muitos contatos. O ideal é que você via chat zendesk, via Hubspot, outro plugin onde você criar diversos canais de captação de contatos. Seja sensato encher as pessoas com spams vendilhões não leva a nada.

3 – Sabe o que é guest post?

Trata-se de oferecer conteúdos para que sejam publicados em outros sites e nichos que sejam interessantes. Imagina que você é uma arquiteta e pode oferecer seus conteúdos sobre dicas de decoração para consultórios médicos. Ao mesmo tempo você pode receber em seu blog conteúdos alheios mas que sejam interessantes para o seu business.

Pulo do gato: Conteúdo sem link não ajuda muito. Procure colocar de 2 a 3 links para conteúdos diversos seus, assim você estará criando uma estratégia de backlink. Ganha audiência, referência e uns pontinhos no ranqueamento do Google.

4 – Agrupe-se.

Faça parte de comunidades de profissionais do mesmo nicho que o seu e outras vertentes de negócios. Eles se unem para trocar e aprimorar experiências.

Pulo do Gato: Eles existem no Whatsapp (CafeinamenteConfraria dos Empreendedores), em grupos de Facebook, redes de networking como a BNI dão uma super força aos negócios.

5 – Seja um expert em descrever seus próprios serviços.

Obviamente um grande profissional sabe que é bom, mas isto não basta. É preciso saber falar sobre seus serviços como ninguém. Elaborar ótimas analogias, ter desembaraço e ser didático. Precisa saber elaborar descritivos sobre os cases de sucesso, ilustrar, infografar.

Pulo do gato: Se você não sabe escrever, pode encomendar. Nós da Trampo sabemos fazer, mas você pode ir na textbroker, pode ilustrar usando o canva.com, enfim, que não sabe, delega. O grande pulo do gato mesmo é se aprimorar em gerar conteúdos.

6 – Cartão de visitas é uma bobagem?

Claro que não! O bom e velho cartão de visitas é ótimo no networking, sobretudo naqueles massivos – feiras e eventos, por exemplo – onde o contato é rápido e o pós feira é que gira a roda de negócios.

Pulo do gato: Design impecável, nada de modelos prontos ou layouts toscos. Tenha sempre pequenos adesivos que você possa adicionar um link para uma oportunidade do seu site.

7 – Vá à eventos sociais do seu nicho.

No item 4 citamos o “Agrupe-se”, mas este agrupamento virtual sempre tem seus desenrolares no mundo real. São workshops, palestras, happy-hours (estes são os melhores). Não raras vezes rola uma empatia que gera o mais poderoso dos marketings e este é o “pulo do gato”, a indicação.

8 – Storytelling é saber contar histórias envolventes através do conteúdo .

storytelling é uma dessas palavras recentes no vocabulário do marketing e ganhou peso com popularização dos vídeos, é a arte de contar história para gerar interesse em um produto ou serviço..

Pulo do gato: Seja sincero, verdadeiro, coloquial, use boas metáforas, crie universos paralelos em seus conteúdos.

9 – Over delivery.

É quando você entrega mais do que prometeu e isto deve ser a receita recorrente do seu negócio. É entregando sempre mais que você desperta a reciprocidade do cliente, a vontade de te indicar sempre, a empatia final

Se não impacta significativamente em seus custos e você pode proporcionar, faça o pulo do gato, ofereça algo a mais ao seu cliente.

10 – Meça os resultados.

No mundo digital explodem ferramentas que te ajudam a tomar decisões melhores. Quem é o visitante do seus site, através de qual canal chegou até você, que conteúdo o atraiu.

Na agência Trampo, quando trabalhamos os conteúdos sobre marketing político e algum visitante nos deixa seu contato, sempre retornamos com a oferta de uma consultoria rápida ou algum conteúdo mais relevante.

Pulo do Gato: Aprenda a ler o básico do Google Analytics, mas sobretudo saiba quais conteúdos dão mais audiência, Existem outras ferramentas ótimas como o Google Partners, Oribi, entre outras.

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