Passo a passo como criar um plano de marketing

Não importa o tamanho da sua empresa, ter um bom plano de marketing ajuda a controlar os gastos e a planejar ações direcionadas para divulgar o negócio e controlar as vendas.

O plano de marketing é um documento com o planejamento de todas as ações de marketing de uma empresa voltadas para alcançar um objetivo pré-estabelecido. Esse objetivo é determinado pela empresa, que pode ser aumentar o reconhecimento da marca, vender um produto específico, ou aumentar as vendas da empresa em geral, entre muitas outras possibilidades. O plano de marketing é um mapa com o caminho a ser seguido para conquistar um objetivo maior.

O plano de marketing não é um documento imutável, daqueles que você faz uma vez e esquece em uma gaveta. Ao contrário, o plano de marketing precisa estar constantemente em atualização e é necessário registrar as ações que deram certo e as que não deram certo, para conseguir analisar os resultados futuros.

Alguns empreendedores possuem bom senso suficiente para criar seu próprio plano de marketing, mas de qualquer maneira, ter o acompanhamento de um profissional especialista pode ajudar a criar estratégias mais direcionadas e eficientes para a empresa.

Um bom plano de marketing possui alguns pontos essenciais e vamos explicar cada um deles para facilitar a criação da estratégia.

Analise o cenário de marketing

Nessa etapa é preciso analisar os fatores externos e internos que estão influenciando a empresa. É preciso descobrir as forças e fraquezas da empresa, as oportunidades do mercado e o orçamento disponível para investimento nas ações de marketing, caso contrário, todo o planejamento pode se tornar equivocado se for baseado em informações incorretas.

Entenda o seu público-alvo e seus clientes

Essencial para planejar ações de marketing é determinar o perfil do público-alvo, assim você conseguirá traçar estratégias específicas para atingir essas pessoas. É importante também analisar o mercado para avaliar oportunidades, demandas e ideias em potencial. É preciso descobrir sobre por que, como e quando seus clientes consomem o produto. E a melhor maneira de fazer essa análise é a antiga conversa direta com o cliente.

Analise a concorrência

Descreva seus principais concorrentes para definir quem são eles e quais são seus principais objetivos de mercado. É importante observar as empresas que oferecem serviços semelhantes aos seus para identificar o que elas estão fazendo para atrair os clientes, se está dando certo, etc.

Defina estratégias e ações

O primeiro passo é definir o seu objetivo de marketing, o que você quer alcançar na empresa. Esse objetivo pode ser direto ou precisar de muitas etapas intermediárias para chegar até ele. Um exemplo é estabelecer como objetivo aumentar as vendas de um determinado produto, em 30%, no prazo de 3 meses (e aqui vai uma dica: objetivo de marketing precisa ter determinado o prazo – 3 meses – e valor – 30% – para depois permitir a mensuração dos resultados). Após definido isso, devemos pensar nas ações intermediárias que farão sua empresa chegar a esse objetivo. E cada ação deve ser descrita em detalhes, também estabelecendo prazo e valor.

Estabeleça um cronograma

Esse ponto é muito importante para não criar um plano de marketing ineficiente. Um bom plano de marketing estabelece as ações a serem tomadas e determina o prazo para cumprimento de cada etapa. Esses prazos devem ser divulgados para a equipe envolvida no trabalho e devem ser cumpridos rigorosamente, com um monitoramento constante sobre as ações, para identificar possíveis problemas capazes de atrapalhar o andamento do plano.

Avalie os resultados

Aqui existem algumas considerações a fazer. Como foi dito anteriormente, o plano de marketing é feito por várias etapas e ações diferentes, que muitas vezes podem acontecer ao mesmo tempo e ser realizadas por equipes diferentes. Isso tudo pode ser bastante confuso na hora de avaliar os resultados de cada uma dessas etapas. E para resolver esse problema é altamente indicado o uso de um sistema ERP online que permita o acompanhamento constante e a completa análise de dados.

Somente através da eficiente avaliação dos resultados, sua empresa poderá perceber se o planejamento realizado está alcançando os objetivos intermediários e se está no caminho certo para alcançar o objetivo principal, dentro do prazo estabelecido.

Com essas dicas você já consegue identificar as etapas para construir um bom plano de marketing para sua empresa através de medidas simples e um bom sistema de gestão online, mas não esqueça de que a contratação de um especialista pode antecipar a conquista do resultado esperado.

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