Qual a diferença entre marketing e publicidade digital?
08 fev 2019
Compartilhar

Qual a diferença entre marketing e publicidade digital?

1593 Views

Com tantas ferramentas digitais e informações do mundo online, é natural as pessoas confundirem alguns termos parecidos. Um bom exemplo é o marketing e a publicidade digital.

Embora essas 2 palavras se complementem em todo o processo, eles tem algumas diferenças que nem sempre são conhecidas por todos. Esse artigo vai tratar exatamente disso. Leia até o final e conheça as diferenças.

O que é Marketing digital?

É o conjunto de atividades que uma empresa ou indivíduo executa de forma online com a intenção de atrair novas oportunidades de negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade sólida de uma determinada marca no mercado.

As principais estratégias são o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. O marketing digital pode ser atribuído também como uma estratégia por trás de uma boa ação da publicidade digital.

O marketing digital é constituído por estratégias e técnicas com o objetivo de agregar valor e assertividade às marcas através dos meios digital e móbile, que são os mais usados pelas pessoas em todo o mundo.

Em suma, o marketing digital é a promoção de produtos ou serviços de uma empresa através das mídias digitais. Ele é uma das principais formas que as empresas tem de comunicar com seu público-alvo de forma direta e personalizada.

O que é publicidade digital?

Pode-se dizer que é uma forma de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços de uma empresa identificada. É claro que esse conceito é bastante abrangente e contribui tanto para consolidar a imagem quanto as vendas de um negócio.

Por ser uma prática bastante abrangente, além do seu objetivo principal, que é de anunciar vantagens dos produtos ou serviços, a publicidade digital também é usada como uma poderosa ferramenta de branding, em casos de inserção de uma marca nova no mercado.

Uma campanha de publicidade digital inclui diversas as ações de propagandas nos mais variados tipos de mídias online disponíveis. O objetivo é sempre divulgar uma mensagem de forma unificada, a fim de atingir um público-alvo de um determinado segmento de mercado.

Marketing Digital x Publicidade Digital

Para você entender melhor a principal diferença entre esses dois conceitos, vamos a exemplo prático. Suponha que você esteja pensando em fazer a divulgação do seu negócio e precisa definir quais serão os canais de comunicação que serão usados.

O primeiro passo é pensar em uma eficiente estratégia de publicidade digital para entender quais serão as ações que podem trazer resultados mais satisfatórios para sua empresa.

O marketing digital entra em cena nesse momento, pois é um dos caminhos pelos quais a publicidade pode percorrer, além de ser um dos mais vantajosos no momento.

Diante disso, uma campanha de publicidade de uma empresa pode ter um dos canais de propagação dos produtos ou serviços, o marketing digital. Ele é exclusivamente focado no ambiente online.

Além disso, quando um negócio usa essa importante ferramenta, conquista diversas vantagens como a durabilidade das campanhas, mensuração de resultados e ajustes de investimento a qualquer momento.

A principal questão é que a publicidade digital depende do marketing digital e vice-versa. Um não sobrevive sem o outro e ambas as estratégias precisam sem muito bem pensadas para trazerem resultados positivos para uma empresa, independente do nicho de atuação.

Agora há a internet

Atualmente, a internet é o meio onde mais cresce a quantidade de campanhas de publicidade digital. Para se ter uma ideia, cerca de 70% das pessoas no Brasil tem acesso à internet, seja através de computadores ou celulares.

E é justamente na internet é que acontece o maior volume de buscas por empresas e serviços de quaisquer natureza. Portanto, incluir no plano de publicidade da sua empresa, estratégias eficientes de marketing digital, pode ser uma ótima maneira de aumentar as vendas.

É claro que a publicidade e o marketing devem trabalhar em perfeita sintonia para que todas as estratégias deem certo. A principal questão é que um não funciona bem se o outro não estiver a todo vapor, o que pode impactar seriamente todos os processos internos, gerando prejuízos e perdas de tempo.

Conclusão

Agora que você entendeu a relação e a diferença entre marketing e publicidade digital, pode identificar onde e como a sua empresa deve investir para melhorar a lucratividade.

O primeiro passo é definir qual será o planejamento estratégico de sua empresa. Depois você deve se concentrar nas ferramentas que oferecem conteúdo, produtos e serviços aos usuários como site e blog.

Finalmente, você deve divulgar pelas diversas mídias sociais, as vantagens que todos os seus clientes terão ao comprar suas soluções, produtos ou serviços. Se possível, ofereça sempre um diferencial.

Lembre-se de que nessa área, não existe milagre nem receita mágica, somente inspiração, planejamento e muito trabalho.

Leave Your Comment