Reinvenção da infraestrutura digital par PME em tempos de pandemia

Você é um pequeno empresário, nunca deu muita bola pro seu site, quase não trabalha os leads gerados através do site, seu negócio é o corpo a corpo, a venda cara a cara, né?

Aí um dia estoura uma pandemia e as pessoas são forçadas a comprar de dentro de casa e você, ou vende online ou não sabe se vende.

É esse cenário que a gente vai abordar neste post. Claro sem pieguices e fatalismos, direto ao ponto.

O que fazer agora se você nunca precisou de um infra estrutura digital robusta, se nunca ligou para aprender a lidar com o marketing digital.

Canais na internet para pequenos negócios. Que tal um exemplificar com um Empório de bairro?

Praticamente qualquer negócio pode tirar vantagem de ter uma boa infraestrutura de canais digitais. Quando falamos infraestrutura, não associe a equipamentos mas aos canais digitais que complementam a atuação da empresa quanto à presença e atuação online:

Site profissional : um site que possa receber conteúdos conforme a necessidade em focar conteúdos de divulgação. Um blog, por exemplo. Imagine um Empório em meio a pandemia. Ele ainda pode vender vinhos, queijos, bacalhau, azeite igual ou mais que antes, só que ele nunca pensou em ter uma loja virtual, nunca se preocupou em reter clientes em um cadastro.

Facebook e Instagram: você pode ter desistido de postar afinal, cada post tinha 2 ou 3 likes, sua mãe e sua filha. Acontece que Fanpage e Instagram business não tem alcance orgânico. As plataformas mostram seu conteúdo em média para 2% dos teus seguidores. Instagram um pouco mais. Bastaria um post no blog com sugestões, opções de delivery, de buscar no local, etc. Um post impulsionado no Facebook com R$ 10,00, tem um potencial médio de atingir 1000 timelines e a campanha pode receber filtros de interesse e segmentação por raio. E esses 1000 não precisam ser seus seguidores. Que tal?

Atendimento digital rápido: seu site tem um formulário mas, quase ninguém envia. Claro, cada pessoa tem uma dinâmica específica no uso da internet. Uns ligam, outros mandam e-mail, uns preenchem formulário. Um site precisa ter muitos canais de atendimento. Botão de Whatsapp é o principal hoje em dia. Pode ter chat, atendimento por vídeo – este ganhou músculos com a crise do Corona vírus. Pode inclusive, ter um sistema de agendamento de reuniões, de consultas ou entregas.

Google Meu Negócio: você tem e nem sabe ou tem mas não atualiza. Acontece que o Google Meu Negócio é uma excepcional fonte de leads hoje em dia e é uma infraestrutura digital obrigatória para qualquer empresa. Manter fotos, vídeos, fotos 360, postagens, horários, site, contatos, WhatsApp, tudo isto pode te dar 10, 20, até 100x mais visibilidade do que concorrentes locais para o mesmo serviço.

Loja virtual: você mesmo pode fazer uma loja virtual. Lido assim parece fácil… e é. O problema é que consome tempo. Se você está com tempo livre para estudar e se dedicar, você mesmo faz uma loja virtual. Se prefere pagar e ter algo mais elaborado e à prova de dor de cabeça, uma agência faz por você. O valor varia com o grau de otimização e quantidade de produtos. O fato é que não ter, para alguns tipos de negócio é simplesmente ridículo. Ainda mais agora. Se é seu caso, consulte-nos, por favor.

Marketing de Conteúdo: sempre dizemos para nossos clientes que se não tem dinheiro para investir em marketing digital, invista em conteúdo. O conteúdo é a mola propulsora para qualquer negócio pois atrai o seu sócio mais importante na internet, o Google.
Além disso serve para alimentar as redes sociais, o site, o e-mail marketing, etc. As pessoas confiam em conteúdos e sua marca tem muito a ganhar com isso.

Ferramentas digitais: por favor, perca o medo. Creia, a tecnologia veio pra ajudar. Tudo bem, tem uma dose de humor nesta frase mas, é a mais pura verdade. Não precisa usar todas, se tornar um “chatológico” mas, muitas podem ser extremamente úteis para trabalho remoto e produtividade.

De tudo, fica uma dica essencial: a infraestrutura digital funciona como uma boa orquestra, se tudo estiver afinado e trabalhando junto, o resultado é lindo!

Então, encerramos este post com uma lista que circula no WhatsApp e se presta a ajudar empresas em tempos de crise. A lista estava boa e nós tivemos o cuidado de ampliar e comentar.

Video conferências e Chamadas
– Google Meet
– Zoom: o salvador das aulas e reuniões suporta até 100 pessoas na versão free, pena que voltou o limite de 40 minutos por reunião.
– Skype
– Google Hangouts
– Whereby: não estava na lista, é o mais simples. Comporta até 4 pessoas na versão free e é ótimo para usar como atendimento online por vídeo nos sites.

Chats em equipes
– Slack
– Discord
– Microsoft Team

Organização de tarefas e gestão de projetos
– Trello
– Google Sheets (Planilhas)
– Any.do
– Asana
-iClips: adicionamos, é da Rock Content e tem seu valor.

Gestão de tempo e Produtividade
– Pomodoro Tracker (para Técnica Pomodoro)
– Trello (Para Scrum e Kanbam)
– Google Tarefas (para checklist e Lembretes)
– Any.do (para checklist e Lembretes)

Agenda e Gerenciamento de Contatos
– Google Agenda
– Outlook Caledário
– RD Stantion CRM
– Trello
– Timebridge
– ContactManager

Mapas Mentais, apresentações e defesa de ideias
– Google Apresentações
– Mind Meister
– Dropbox Paper
– LinkedIn Slideshare

Anotações
– Google Keep
– One Note
– Evernote
– Any. do

Compartilhamento de Arquivos
– Google Drive
– Dropbox
– WeTransfer
– Transfernow: funciona como o We Transfer mas suporte muito mais gigas na versão free

Documentos de edição conjunta

– Google Documentos
– Microsoft Office 365
– Dropbox paper

Acesso remoto
– AnyDesk
– TeamViewer

E-commerce
– Zapcommerce: venda via WhatsApp
-Lojaintegrada.com.br

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